Cinema do Dragão traz a crítica Maria Caú para ministrar aula nesta quinta-feira (22)

21 de julho de 2021 - 11:15 # # # # #

Ascom Dragão do Mar

Aula aberta fará introdução ao conceito de filme-ensaio, ao vivo, no YouTube do Dragão.

Além de ações de difusão, o Cinema do Dragão, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza também ações que promovem o debate e o pensamento crítico. Na próxima quinta-feira (22), o Cinema dá início a uma série de aulas abertas gratuitas voltadas para ampliação de repertório em cultura fílmica, que serão realizadas uma vez por mês. Abrindo o ciclo, a professora, pesquisadora e crítica de cinema Maria Caú ministrará a “O espaço no Filme-Ensaio”, formação que será ministrada ao vivo no Youtube do Dragão, a partir das 19h30.

Com caráter introdutório, a aula será destinada a interessados em conhecer o conceito de filme-ensaio, como a categoria surge no ambiente cinematográfico e as suas principais possibilidades no espaço do cinema contemporâneo.

O ensaio, gênero de escritura batizado pelo filósofo Michel Montaigne no século XVI, é definido como uma categoria que transita entre a ciência e a arte, na qual o ponto de vista e a experiência viva do autor se sobrepõem ao apego a conceitos fixos e uma metodologia pré-definida. Trata-se de uma forma que se molda a seu objeto, que abole a rigidez dos métodos tradicionais em busca do pulsar da experiência e do questionamento, sempre em aberto.

Sobre a convidada

Maria Caú é professora, pesquisadora e crítica de cinema filiada à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Formada em Cinema pela UFF e Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, com pesquisa sobre as inter-relações entre o cinema e a literatura. É autora do livro Olhar o mar: Woody Allen e Philip Roth — a exigência da morte (Editora Verve, 2015). Atualmente, coordena, ao lado de Carolina Amaral e Marcel Vieira, o seminário temático Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual na Socine.

Serviço:

Cinema do Dragão apresenta “Aula de Filme-Ensaio”, com Maria Caú

Data: 22 de julho (quinta-feira)
Horário: 19h30

Exibição: YouTube do Dragão

Acesso livre e gratuito