Disponível no Ceará App, nova ferramenta da Sesa permite que paciente confira agendamento de consultas e exames sem sair de casa

22 de julho de 2021 - 17:26 # # # #

Fátima Holanda - Ascom Sesa - Texto e Foto

Novo ícone ‘Consulta Médica’ está habilitado a partir desta quinta-feira (22)

A Secretaria da Saúde do Ceará, por meio da Coordenadoria de Regulação e Controle do Sistema de Saúde (Corac), disponibiliza ferramenta no aplicativo Ceará APP para que cidadão acompanhe o agendamento de consultas e exames virtualmente, não precisando se deslocar constantemente às Centrais de Regulação Municipais. O novo ícone “Consulta Médica” faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde do Estado e está habilitado a partir desta quinta-feira (22).

O sistema também oferece a confirmação do agendamento. Caso este seja cancelado, a Central de Regulação poderá rapidamente realocar a vaga para outro paciente, otimizando a capacidade da rede de atendimento.

Para o orientador da Célula de Regulação do Sistema de Saúde da Sesa, Luiz Guilherme Pinheiro, a ferramenta no Ceará App traz alguns benefícios. “Vai ajudar na melhoria coordenação dos fluxos dos pacientes, pois nos interessa muito saber que o usuário do SUS [Sistema Único de Saúde] está realmente praticando sua autonomia, de fato tendo conhecimento de sua agenda e informando a respeito do comparecimento à consulta ou ao exame marcado. Esta ferramenta vai nos aproximar da população”.

‘Consulta Médica’

Todos os hospitais e equipamentos da Rede Sesa que estão inseridos no sistema de gestão de saúde pública Fast Medic estarão inclusos na ferramenta do Ceará APP. No aplicativo, o paciente pode conferir data e local do atendimento e nome do médico que vai atendê-lo. No dia da consulta, o cidadão deve mostrar o número do agendamento na recepção da unidade.

“O mais importante da ferramenta é que vai aumentar a autonomia do usuário do SUS de poder também ter um papel mais proativo no gerenciamento do cuidado da sua saúde, pois vai saber quando será realizado o exame; ele pode desmarcar essa consulta ou exame ou agendar uma nova data. É um instrumento de comunicação que vai ajudar a potencializar a interação da Central de Regulação com os usuários do SUS”, destaca o médico.