Mestres da Cultura e oficinas de cordel e de maracatu em destaque no “TJA de Férias”

22 de julho de 2021 - 11:39 # # # #

Ascom TJA

Durante os sábados e domingos do mês, oficinas com arte-educadores e encontros com Mestres da Cultura irão aproximar o público infantojuvenil ao rico e criativo universo da tradição popular

Após a participação do Mestre Palhaço Pimenta e dos arte-educadores Lua Ramos, Patrício Ramon Lira e Kátia Arruda, nos últimos dias 17 e 18, respectivamente, a programação do “TJA de Férias” segue com uma série de atividades para preencher o fim de semana. No sábado (24), às 9h, será realizado o encontro com o artista de xilogravuras Mestre João Pedro do Juazeiro, seguido da oficina “Leitura Oral e de Cordel”, às 11h, ministrada pelo arte-educador Well Fonseca.

No domingo (25), às 9h, a programação será aberta pelo encontro com o Mestre Almeida Rainha, umas das figuras do Maracatu Cearense; na sequência, às 11h, acontece a oficina “Maracatu e Percussão Corporal”, que será realizada pelo educador Gabriel Moraes.

O projeto foi contemplado no Edital Cultura Viva, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará Cultura (Secult), através da Lei Aldir Blanc. Todas as oficinas foram gravadas previamente no próprio TJA, seguindo todos os protocolos exigidos para a proteção contra a Covid-19; no caso das conversas das crianças com os Mestres da Cultura, as mesmas foram realizadas via plataforma StreamYard.

O Instituto Teatro Público, por sua vez, é um Ponto de Cultura que tem como característica elaborar, produzir e executar projetos em arte e educação que contribuam para o acesso e à inclusão de crianças e adolescentes aos bens culturais. O “TJA de Férias” é realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Serviço

24 de julho (sábado)
9h – Encontro com o Mestre João Pedro do Juazeiro (Xilogravura e Cordel)
11h – Oficina “Leitura Oral e de Cordel” (com Well Fonseca)

25 de julho (domingo)
9h – Encontro com o Mestre Almeida Rainha (Maracatu Cearense)
11h – Oficina “Maracatu e Percussão Corporal” (com Gabriel Moraes)

Transmissão: canal YouTube do TJA e do Instituto Teatro Público