Policiais militares participam de instrução de direção off-road nas dunas

22 de julho de 2021 - 17:49 # # # # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

Um grupo de 26 policiais militares participou, nesta quinta-feira (22), de uma instrução prática de direção operacional off-road na Lagoa do Cauípe, no município de Caucaia. A atividade faz parte do Curso de Policiamento de Turismo (CPTur), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e tem objetivo capacitar os profissionais no patrulhamento em praias e locais turísticos de difícil acesso em nosso Estado.

Durante a instrução prática na praia, os carros trafegavam em areia frouxa e passaram por uma simulação de atolamento, onde os alunos tiveram que resgatar esses veículos, levando sempre em consideração as situações de perigo e a identificando situações, como a tábuas das marés – que mostra os dados referentes à movimentação máxima e mínima que a maré sofre ao longo dia – para que os motoristas saibam quando é seguro trafegar nas praias.

Segundo o orientador da Cédula de Práticas Educacionais e responsável pelas instruções de direção veicular na Aesp, tenente-coronel PM Carlo Rômulo Matos Barreto, foi projetado um circuito indoor sobre as dunas, com o intuito de proporcionar uma vivência prática de como conduzir as viaturas 4×4 da PMCE, em situações de obstáculos e atoleiro. “Eles estão podendo fazer uma simulação de carro atolado nas dunas, para utilizar o cabo e o guincho elétrico, a fim de tirar o veículo da condição de atoleiro e utilizar o tracionamento do carro no 4×4 traçado e no reduzido.”, explica o oficial.

Na ocasião, os alunos puderam por em prática as técnicas aprendidas durante a disciplina teórica de direção off-road na areia; sistemas eletrônicos de pilotagem; situações de frenagem; subidas e descidas de dunas; atolar e desatolar veículos; prestar socorro a terceiros em situações de patrulhamento nas praias, garantindo assim uma maior segurança e apoio aos turistas que visitam nosso Estado.

Para o sargento PM Gláucio Henrique Melo Rios, aluno do curso, esse conhecimento é uma oportunidade de aperfeiçoamento pessoal e profissional. “Essa instrução é como uma reciclagem e aprendizado de novos pontos. Eu já faço trilha e tenho um pouco de conhecimento sobre o assunto, mas sempre há algo novo, como em detalhes técnicos e conhecimento sobre o funcionamento de outros carros. É de suma importância porque agora posso profissionalizar minha prática no off-road e saber mais sobre os protocolos específicos dessa atividade para melhorar o atendimento ao cidadão”, concluiu.

Sobre o CPTur

O Curso de Policiamento de Turismo (CPTur) tem uma carga-horária de 156 horas e visa capacitar profissionais para atuar no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), reforçando as ações de policiamento ostensivo em locais e pontos turísticos do estado do Ceará, garantindo assim uma maior segurança e apoio aos turistas que visitam nosso Estado. A capacitação iniciou no último dia 5 e segue até o dia 30 de julho.