Inspirado em conto de José Mapurunga, espetáculo de Katiana Monteiro estreia pelo Cineteatro São Luiz neste domingo (25)

23 de julho de 2021 - 14:01 # # # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz - Texto

Inspirado no conto “Da História de São Francisco Segundo Dona Cremilda”, do dramaturgo e cordelista José Mapurunga, o monólogo de Katiana Monteiro, que assina adaptação, direção e encenação, traz à cena a relação afetuosa e conflitante de uma romeira franciscana indigente e o seu santo de devoção, o qual mantém engaiolado deitado em uma rede. O espetáculo integra a faixa de programação Curta Mais Teatro do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e estreia com acessibilidade em libras neste domingo (25), às 19h.

Com força e irreverência popular, entre um gole e outro de cachaça, Dona Cremilda narra com o corpo e com a fala os caminhos trilhados por um jovem rico que fez votos de pobreza, virou santo e por fim veio esconder-se no sertão do Ceará. Uma versão inusitada, questionadora e cômica da vida de São Francisco das Chagas segundo Dona Cremilda.

Katiana Monteiro é atriz formada pelo Colégio de Direção do Instituto Dragão do Mar (1998). Atuou em espetáculos como “Ciranda” (1997), de Arthur Schimitzler, com direção de Antônio Mercado; “O caso dessa tal de Mafalda” (1998), de Carlos Alberto Soffredini, com direção de José Eduardo Vendramini; “Morte e Vida Severina” (2001), de João Cabral de Melo Neto, com direção de Herê Aquino; “Tempo de espera” (2005), de Aldo Leite, com direção de Sidney Malveira; entre outros. Participou como atriz dos filmes “Eu não conhecia Tururu” (1998), de Florinda Bolkan; “O Quinze” (2003), de Jurandir Oliveira; e “O Piadista” (2007), de Sérgio Resende; “A lenda do gato preto”, de Cleber Viriato (2016).

Serviço

Dia 25/7 (domingo), às 19h

[Curta Mais Teatro] “Da História de São Francisco Segundo Dona Cremilda” com Katiana Monteiro
Acessibilidade em libras
Onde: no site  e canal no YouTube do Cineteatro