Projeto Futpaz vai beneficiar 2.400 crianças nas Areninhas; pré-inscrições estão abertas

23 de julho de 2021 - 12:17 # # # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

Ceará, Ferroviário e Fortaleza serão parceiros do Governo em iniciativa desenvolvida na Capital

O desenvolvimento social e a cultura de paz vão entrar em campo com o projeto Futpaz nas Areninhas, lançado pelo governador Camilo Santana nesta sexta-feira (23). O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com os clubes de futebol Ceará, Fortaleza e Ferroviário. O lançamento teve transmissão ao vivo pelas redes sociais e contou com a presença do secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, e dos presidentes dos clubes, Robinson de Castro, Marcelo Paz e Newton Pereira. As pré-inscrições para o projeto já estão abertas no site: www.esporte.ce.gov.br/futpaz.

“A ideia é que a gente possa, juntamente com Ceará, Fortaleza e Ferroviário, promover o acesso de crianças e jovens ao esporte, descobrir talentos e proteger, para mostrar que o futebol é de paz. É uma forma de garantir que essa meninada esteja nas Areninhas, acompanhada por monitores. Também vamos envolver ídolos do futebol cearenses”, afirmou Camilo Santana.

O Futpaz tem o objetivo de proporcionar a prática do futebol nas Areninhas com profissionais habilitados e ex-atletas, desenvolvendo habilidades e potencializando a modalidade esportiva praticada no Estado. O projeto terá duração de dez meses e vai beneficiar 2.400 crianças com idade de 7 a 12 anos, em 24 núcleos instalados em areninhas esportivas a serem definidas na Capital.

Rogério Pinheiro, titular da Sejuv, enfatizou que a parceria fortalece as políticas e ações que visam a inclusão esportiva no Estado. “O programa das Areninhas é o maior programa de esportes de todo o nosso País, copiado por várias prefeituras e estados. E o que eu sempre destaco é a preocupação que o Governo do Ceará tem de não só entregar o equipamento esportivo, mas também associar um programa, um projeto, que possa fazer inclusão social e oportunizar à população a prática esportiva”.

O projeto mira a ampliação do acesso à prática do esporte, a ocupação dos espaços públicos da Cidade, e o incentivo às relações de liderança e colaboratividade. A ideia é promover a cultura de paz, ensinando que a rivalidade fica dentro do campo. Entre as ações previstas estão premiações às crianças que forem assíduas ao projeto e às salas de aula e realizações de iniciativas solidárias em eventos esportivos.

Para Robinson de Castro, presidente do Ceará Sporting Club, os clubes têm a missão de promover o futebol para todos(as) e formar cidadãos. “Futebol é uma coisa que não limites de idade, sexo, classe social e status. Todo mundo é apaixonado por futebol. Um projeto desse é importante porque vocês construíram equipamentos no Estado todo e agora vão alinhar com serviços oferecidos pelos clubes, que também são referências e dão bons exemplos, e acabam encantando a comunidade por estar presente, aproxima e socializa. A gente se sente importante porque os clubes cresceram muito dentro de campo, mas também fora de campo”.

O dirigente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, também destacou a função social e inclusiva do futebol. “Os clubes de futebol têm uma função social enorme. A gente consegue entrar em todas as classes sociais, nas comunidades, em qualquer lugar. E quando chega com uma mensagem positiva, faz a diferença. A gente vai alinhar as Areninhas, que no Brasil inteiro o povo admira, com os craques e os ídolos fazendo parte desse processo, e os clubes presentes”.

Segundo o presidente do Ferroviário Atlético Clube, Newton Pereira, o projeto vai contribuir de diversas formas. “Além de trazer a paz para os bairros, [o Futpaz] vai revelar talentos e dar oportunidades para esses garotos que sonham em ser reconhecidos como grande atletas e ter oportunidade nos clubes do futebol cearenses, no período em que o futebol cearense vive um grande momento”.

Na presença dos ídolos Clodoaldo (Fortaleza), Jardel (Ferroviário) e Mota (Ceará), Camilo Santana também ressaltou o bom momento dos times cearenses no futebol brasileiro e agradeceu a contribuição dos ex-atletas. “Vocês não só têm um trabalho por resultado no futebol, mas um trabalho fundamental na vida dos cearenses. Com a aproximação desse projeto com viés social de ajudar crianças e jovens a superar os desafios, não tenho dúvida que estamos iniciando uma parceria que considero fundamental para vida de muitas crianças e jovens”, concluiu.

As pré-inscrições para o Futpaz serão realizadas pela internet, no site da Sejuv, entre 23 de julho e 6 de agosto. A confirmação das inscrições será de 6 a 13 de agosto. As atividades começam em 16 de agosto.

Como vai funcionar

Cada um dos 24 núcleos será formado por um professor de Educação Física inscrito no Conselho Regional de Educação Física ou 1 monitor esportivo de futebol (ex-atleta) e contará também com supervisor de núcleo, coordenador pedagógico e coordenador geral. As atividades serão desenvolvidas por meio de jogos pré-desportivos, exercícios específicos e jogo formal, visando o aprendizado e aperfeiçoamento do Futebol.

Há a possibilidade de aulas ministradas com os ídolos dos clubes, que são grandes referências para a juventude.

Areninhas

O Governo do Ceará já inaugurou mais de 200 Areninhas, entre as construídas pelo Estado no Interior e as feitas em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Outras 50 Areninhas estão prestes a serem inauguradas. E existe licitação de pacote de 300 Areninhas para todos os municípios. A expectativa é que o Ceará tenha 500 Areninhas até o fim de 2022.