Artistas de diferentes edições do Laboratório de Música do Porto Iracema participam do Festival Mi

26 de julho de 2021 - 15:47 # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto e Fotos

A coordenadora do Laboratório de Música, Mona Gadelha, também integra a programação como mediadora da mesa-redonda “O papel e os desafios das OSCs na democratização do acesso à formação em música – Escolas livres da Cultura”

Seis artistas e grupos musicais que desenvolveram projetos no Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes participam do MI – Festival de Música de Ibiapaba, realizado pela Secult-CE e pelo Instituto Dragão do Mar, que está em sua 16ª edição. A programação começou no domingo (25) e vai até sexta-feira (30). Participações dos artistas que passaram pela Escola iniciam na segunda-feira (26), com um pocket show da Orquestra Transversal às 19h20min. O grupo integrou o Programa em 2017, com o projeto “Peripécias Transversais”. Toda a programação pode ser conferida no site oficial do evento.

Dois nomes da edição 2020-21 do Lab Música estão na programação de terça-feira (27) do Festival Mi. A cantora Moon Kenzo, que desenvolveu a pesquisa “AMARGA”, apresenta pocket show às 19h20min, seguida da banda Vacilant, que realizou o projeto “Vacilant investiga o tempo”, às 19h40min. A Vacilant é composta pelos artistas Yuri Costa, Clau Aniz e Tuan Fernandes.

Na quarta-feira (28), a partir das 20h, Pedro Madeira, que passou pelo Laboratório de Música em 2017 integrando a Orquestra Popular do Nordeste (OPN), integra a programação “Música & Prosa”, junto com o mestre João Donato e os convidados Thiago Almeida e Ednar Pinho.

No penúltimo dia do evento, quinta-feira (29), a cantora, atriz, compositora e modelo Luiza Nobel apresenta um pocket show às 19h20min. Luiza, junto de Zéis e Glauber Alvez, foi autora da pesquisa “Um corpo sem voz em busca de voz” em 2019, que teve tutoria de Mahmundi e resultou também no single “Estamos Bem”. Logo depois, às 19h40min, será a vez do pocket show da banda Viramundo, que desenvolveu o projeto “Fortalezas: trajetos de um mundo virá”, criando novas canções para o EP “Fortalezas” (2020). O grupo é formado por Bruno Esteves, Victória Andrade e Marcello Santos.

Representatividade na formação

A coordenadora do Lab Música, Mona Gadelha, comenta que tanto os projetos mais recentes quanto os de anos anteriores contribuem para representar a importância da formação oferecida pela Escola. “É muito importante ter essa representatividade do Laboratório de Música no Festival da Ibiapaba, que é um evento de tradição no incentivo à formação. Especialmente agora, neste momento em que os projetos concluíram seu ciclo na nossa última edição”, afirma. Ela também acredita que, com o grande alcance dos eventos online, mais pessoas podem conhecer os projetos a partir de diferentes lugares.

Mona Gadelha também participa da programação do evento, como mediadora de uma mesa redonda na quarta-feira, 28, às 17h. Com tema “O papel e os desafios das OSCs na democratização do acesso à formação em música – Escolas livres da Cultura”, o espaço virtual traz Valeria Zeidan, Ewelter Rocha e Adriano Martins.

Confira a agenda com os dos participantes que têm trajetória na Escola

  • Segunda-feira, 26

Pocket Show com a Orquestra Transversal, às 19h20min
Site oficial do evento

  • Terça-feira, 27

Pocket Show com Moon Kenzo, às 19h20min
Pocket Show com Vacilant investiga o tempo, às 19h40min
Site oficial do evento

  • Quarta-feira, 28

Mesa-redonda “O papel e os desafios das OSCs na democratização do acesso à formação em música – Escolas livres da Cultura”, com Valeria Zeidan, Ewelter Rocha e Adriano Martins, e mediação de Mona Gadelha, às 17h

“Música & Prosa” com Pedro Madeira, mestre João Donato e convidados Thiago Almeida e Ednar Pinho, às 20h
Site oficial do evento

  • Quinta-feira, 29

Pocket Show com Luiza Nobel, às 19h20min
Pocket Show com Viramundo, às 19h40min
Site oficial do evento

Serviço

O quê: Artistas de diferentes edições do Lab Música participam do Festival Mi 

Quando: De 25 (domingo) a 30 de julho (sexta-feira)
Programação online e gratuita
Onde: http://festivalmi.com.br/