Unidades ambulatoriais regionais da Sesa serão preparadas para Acreditação pela ONA

27 de julho de 2021 - 16:44 # # # #

Fátima Holanda - Ascom Sesa - Texto e Fotos

Policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas vão iniciar preparação nos dias 29 e 30 de julho; processo segue até abril de 2022

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde (PROEXMAES II), tem como prioridade estabelecer a melhoria da assistência à saúde com qualidade e segurança aos usuários dos serviços de saúde. Por isso, a pasta dará continuidade ao processo de preparação e sucessiva acreditação de unidades ambulatoriais regionais pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Passarão pelo processo, nos dias 29 e 30 de julho, cinco policlínicas (Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Caucaia e Baturité) e cinco Centros de Especialidades Odontológicas (Russas, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca e Canindé) – todos equipamentos vinculados à Sesa. A preparação segue até abril de 2022.

De acordo com o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) da Sesa, Domenico Abbate, “a preparação e certificação das unidades é um projeto de grande relevância para o Programa [PROEXMAES II], financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, e de extrema importância para a Sesa, por elevar os padrões de qualidade e segurança no atendimento do povo cearense”.

Policlínicas e CEOs

As policlínicas regionais ofertam serviços de média complexidade com atendimento multiprofissional e com várias especialidades médicas de Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Mastologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Urologia, Traumato-Ortopedia, Angiologia, Endocrinologia e Neurologia. Também contam com apoio técnico de Enfermagem, Farmácia Clínica, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.

Os equipamentos também dispõem de estrutura física destinada aos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, como raio x, tomografia, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta e baixa, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, monitoramento ambulatorial da pressão arterial (Mapa) e audiometria.

Os CEOs regionais ofertam serviços de média complexidade em endodontia, prótese, periodontia e ortodontia, e dispõem dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, como radiologia periapical, interproximal e panorâmica (com captação digital), biópsias e próteses dentárias.

Em 2016, o Estado teve o primeiro serviço de Odontologia certificado pela ONA, no CEO de Cascavel. Entre os pontos fortes do equipamento estavam a estrutura física, organização e ambiência, implantação de protocolos clínicos, comprometimento da equipe multidisciplinar e ouvidoria participativa.