Homenagem aos pediatras marca retorno dos atendimentos às crianças no HGWA

28 de julho de 2021 - 12:39 # # # # #

Bruno Brandão - Ascom Sesa - Texto e Fotos

Os profissionais receberam uma placa simbólica em homenagem ao trabalho exercido durante os atendimentos Covid-19

Pediatras do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), receberam uma placa simbólica em homenagem ao trabalho exercido durante os atendimentos Covid-19. A ocasião também marcou o retorno das duas clínicas pediátricas do hospital. Nessa terça-feira (27), comemorou-se o Dia do Pediatra, profissionais que cuidam não só dos pequenos, mas de toda a estrutura familiar.

Durante o aumento de casos do coronavírus no Estado, os atendimentos às crianças precisaram ser suspensos, dando espaço para os casos de Covid-19 em adultos. Com a mudança, os médicos pediatras passaram a realizar as ligações para familiares de pacientes internados no HGWA, repassando os boletins médicos. Os especialistas também consolidaram o Núcleo Interno de Regulação Médica (NIR). Outros profissionais passaram a atuar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, antes pediátrica.

O diretor-geral do HGWA, Denys Briand, ressaltou a atuação de toda a equipe e a importância do trabalho que foi dado nos dias de “luta, abdicação e resiliência”, como diz trecho da placa. “A mobilização foi percebida em todo o hospital. A Pediatria exerceu um belíssimo trabalho, fonte de muitos elogios por parte dos nossos usuários, e foram além. Eles fazem parte de um importante núcleo e temos muito orgulho em tê-lo. Sabemos que esse é um local que enxergamos com tanta alegria, onde passamos muitas vezes mais tempo aqui do que com nossas famílias”, disse.


Durante a pandemia, pediatras do HGWA ficaram responsáveis por repassar o boletim médico a familiares de internados na unidade

A coordenadora do setor, a médica Lorena França, explica que, a partir de agora, os atendimentos retornam, como já eram feitos anteriormente, com o aceite de até 66 pacientes repassados via Central de Regulação do Estado.

“Estamos muito felizes com esse retorno. A Pediatria vai além do paciente. A gente cuida da criança, mas também do pai, da mãe e da família. Exige muita sensibilidade e dedicação”, pontuou a médica. “A gente tem uma habilidade muito gratificante até de reconhecer os sinais e sintomas em pacientes bem pequenos, que muitas vezes não sabem dizer o que sentem. Agora, com esse retorno, o sentimento é de alegria, dever cumprido pelo o que passamos e prontos para continuar a missão”.

Elogios

A forma sensível de se comunicar foi motivo de diversos elogios aos profissionais da Pediatria registrados pela Ouvidoria ao setor de Comunicação, ligado ao Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp). Ele foi criado com o objetivo de articular uma força-tarefa para realizar as ligações aos familiares de internados por Covid-19. O contato, realizado diariamente, era uma fonte de conforto, de repasse de informações e que muitas vezes também serviram de escuta para quem estava do outro lado da linha.