Luciana Bortoletto ministra primeira oficina com transmissão pelo YouTube do TJA

28 de julho de 2021 - 14:49 # # # # #

Ascom TJA - Texto

As atividades de formação do “X Temporal – Encontros de Improvisação e Composição em Tempo Real”, realizadas pelo Projeto Temporal, foram abertas com a oficina “Fotografia e Dança: Cruzamentos Compositivos”, ministrada pela artista Luciana Bortoletto (SP), até o dia 29 de julho, das 19h às 21h, com transmissão simultânea acessível em Libras pelo YouTube do TJA e do Temporal (bit.ly/youtubetemporal).

Criada a partir da pesquisa “Fotodança”, desenvolvida entre 1999 e 2008 por Gil Grossi e Luciana Bortoletto, a oficina busca experimentar certos cruzamentos entre as linguagens de movimentos coreografados e da imagem, para pensar a dança de uma maneira singular, que pode ser explorada na criação de videodanças e criações com base na improvisação.

Artista de dança há 20 anos, que atuou durante oito anos como fotógrafa assistente de Gil Grossi, Luciana Bortoletto é criadora-intérprete, coreógrafa e diretora do …AVOA! Núcleo Artístico. Com experiência em criação, ensino e preparação corporal, opta por direcionar seu trabalho para um contexto urbano e de políticas poéticas do corpo, enxergando a dança contemporânea pela perspectiva relacional/contextual, explorando a linguagem de improvisação.

Desenvolvido há dez anos a partir de um projeto de extensão ligado ao curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UFC, o Temporal é voltado a todos aqueles que possuem interesse na arte da dança, pretendendo expandir os processos de formação para levá-lo até outras áreas, visa a criação de um espaço de encontro e vivência, produzindo um diálogo e diferentes modos de compreensão entre formas de expressão poética. A oficina tem inscrições gratuitas e com certificação, que poderão ser feitas previamente na entrada da sala. O link para entrada será divulgado no Instagram do projeto Temporal (@temporaldanca).

O “Temporal Percurso Formativo 2021” engloba, ao todo, sete oficinas e residências voltadas para o processo formativo em improvisação. Além de Luciana Bortoletto, também estarão ministrando o projeto até o final do ano Liana Gesteira, Tica Lemos, Líria Morays, Substantivo Coletivo, Dudude, Alex Ratton e Mariana Pimentel. Já as inscrições para a oficina “Fotografia e Dança: cruzamentos compositivos” são gratuitas e acontecem por ordem de entrada na sala do Zoom (link de acesso na bio do @temporaldanca). Outras informações também pelo e-mail projetotemporal@ufc.br

Serviço

Oficina “Fotografia e Dança: Cruzamentos Compositivos”, com Luciana Bortoletto
Quando: dias 27, 28 e 29 de julho, das 19h às 21h

Transmissão: canal do YouTube do TJA e do Temporal
http://bit.ly/youtubetemporal