PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Reta final das férias no Governo do Ceará tem reabertura de museu, contato com a natureza e sessões de cinema

30 de julho de 2021 - 15:29 # # # # # # # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos

Programação de férias chega ao último fim de semana nos equipamentos culturais e parques do Ceará. O destaque deste fim de semana é a reabertura do Museu de Paleontolgia Plácido Cidade Nuvens, na Região do Cariri. Todas as atrações seguem os protocolos sanitários necessários para que sejam realizados com segurança na pandemia do novo coronavírus.

Museu de Paleontologia de volta

Fechado desde março de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus, o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca), com 33 anos de existência, localizado em Santana do Cariri, reabriu ao público nesta semana. A reabertura obedecerá aos protocolos sanitários estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de dar mais segurança para visitantes, guias e funcionários.

Nesta reabertura, haverá de lançamento de livro a aulas e palestras, além da participação do diretor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o cientista Alexander Kellner.

O museu reabre ainda com nova exposição e forma de contar a história da paleontologia na Bacia do Araripe e um espaço dedicado à acessibilidade. Mesmo com público reduzido, as atividades científicas serão retomadas. A visita de pesquisadores segue permitida, também mediante agendamento, com uso do alojamento com menor número de pessoas e oficinas.

Para as visitações, será obrigatório o uso de máscara em todo o percurso e utilização de álcool em gel na entrada e saída. Dentro do museu, será mantida a distância mínima de dois metros e o trajeto será sempre acompanhado por um guia. Também é proibido tocar nas peças em exposição.

Em sintonia com a natureza

O programa “Viva o Parque”, do Governo do Ceará, segue ativo neste fim de semana. Com a pandemia, as atrações terão capacidade reduzida para manter o distanciamento social. Em todos os locais, haverá educadores ambientais da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) aferindo a temperatura e disponibilizando álcool em gel. O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) farão a fiscalização nos parques onde tiver programação.

O “Viva o Parque” tem como meta reaproximar a população da natureza com a promoção da educação ambiental, através de práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais. As atividades que retornam neste fim de semana são: circuito de arvorismo (exclusivamente no Cocó); parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de Tai Chi Chuan; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; slackLine; recreação infantil (contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids) e cama elástica.

As trilhas também permanecerão abertas. No Estado, são seis equipamentos ecológicos espalhados pelo Estado (https://www.sema.ce.gov.br/trilhas-ecologicas-guiadas/) com trilhas. E essa é uma boa opção para quem deseja uma programação com contato mais direto ainda com a natureza. Com todos os protocolos obedecidos, é possível conhece-las nos parques Estadual do Cocó, Estadual Botânico do Ceará e Estadual Sítio Fundão, da APA da Serra de Baturité, da Estação Ecológica do Pecém, assim como da ARIE Sítio do Curió.

No Parque Estadual Botânico do Ceará e na APA da Serra de Baturité, é possível ainda levar mudas de plantas para casa. Basta fazer o agendamento pelo site e pegá-las no dia da visita clicando aqui.

Uma outra opção de contato com a natureza é o passeio de barco pelo Rio Cocó, que sai ao lado da entrada do Parque Estadual do Cocó da Avenida Sebastião de Abreu. Os passeios ocorrem aos sábados, domingos e feriados. Para embarcar, é preciso estar de máscara e utilizar o álcool gel presente na embarcação. Com a pandemia, apenas nove pessoas por vez fazem o passeio. Para saber de horários e de mais detalhes, basta acessar o link (https://www.sema.ce.gov.br/passeios-de-barcos/).

Equipamentos culturais

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura segue com programação híbrida, a maioria dela de forma virtual. No “Férias no Dragão” tem atrações para todos os gostos, com opções para garantir a diversão de toda a família. Destaque para o webnário “Invenções digitais: mídia, performance e virtualidade”, com artistas e pesquisadores que irão discutir sobre tecnologia e os modos de composição em arte. As conversas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Dragão do Mar no Youtube, às 15h.

O Cinema do Dragão tem nova “Sessão Clássicos”. O programa de difusão exibirá dois filmes da trilogia das cores do realizador polonês Krysztof Kieslowski. O equipamento traz, em parceria com a Imovision, a exibição dos filmes “A Fraternidade é Vermelha” e “A Igualdade é Branca”. Os filmes serão apresentados em sessões únicas neste sábado (31), às 16h30, em cópias digitalmente restauradas. As sessões completam a exibição da trilogia das cores, iniciada na semana passada com o longa “A Liberdade é Azul”.

Confira a programação da “Sessão Clássicos do Cinema do Dragão

Há ainda mais quatro estreias: “Ana. Sem título”, de Lúcia Murat; “Vida de Campeã”, de Pascal Plante; “Terras Perigosas”, de Stephen Johnson; e “O Poder da Voz”, de Gregory Kirchhoff. Todos entram em cartaz na sala virtual da plataforma Cinema Virtual (cinemavirtual.com.br).

No Centro Cultural Bom Jardim, a programação virtual e gratuita de Colônia de Férias segue ativa. As atrações são destinadas ao público infanto-juvenil, com indicação de leituras, de filmes e livros e oportunidades de cursos on-line pela Plataforma Recode. A programação conta ainda com lives culturais, exposição virtual, bate-papo e espetáculos e muitos conteúdos culturais e artísticos nas redes sociais do CCBJ. A programação semanal CCBJ unifica as atividades da Ação Cultural CCBJ, do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) e da Escola de Cultura e Artes (ECA). Confira tudo aqui (https://www.ceara.gov.br/2021/07/21/cine-miau-e-exposicao-virtual-entre-os-destaques-da-programacao-do-centro-cultural-bom-jardim/).

O Cineteatro São Luiz continua com a programação infantil “Férias no São Luiz”, em formato virtual e com duas atividades no fim de semana. Toda a programação pode ser acompanhada no site e no canal do You Tube. Mais informações no site https://www.cineteatrosaoluiz.com.br/.

O Theatro José de Alencar segue com o “TJA de Férias”. Destaque para o sábado (30) com a exibição do espetáculo “ET Francisco e o Mistério do Significado Real”, do Coletivo Girassóis, às 16h, destinado ao público infantil. Mais tarde, às 20h, tem exibição do projeto “V desfile transformando”, da Associação de Solidariedade aos Meninos e Meninas de Fortaleza (Casa de Andaluzia). Ambos podem ser vistos no Instagram (@tja.theatrojosedealencar), Facebook e Youtube (/theatrojosedealencar) do equipamento.