Unidades ambulatoriais regionais são preparadas para Acreditação

30 de julho de 2021 - 09:52 # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP - Texto e fotos

Ao todo, passarão pela capacitação cinco policlínicas e cinco Centros de Especialidades Odontológicas

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou, na manhã desta quinta-feira (29), um importante passo para o alcance da melhoria e do aperfeiçoamento da assistência especializada no Sistema Único de Saúde (SUS) cearense. Reunidos na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Sesa, profissionais de dez unidades iniciaram processo de preparação e sucessiva Acreditação de unidades ambulatoriais regionais pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Outro encontro está previsto para esta sexta-feira (30).

>> Certificação da Anvisa atesta excelência de hospitais do Ceará em segurança do paciente

Ao todo, passarão pela capacitação cinco policlínicas dos municípios de Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Caucaia e Baturité e cinco Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Russas, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca e Canindé. Todos os equipamentos são vinculados à Secretaria. “Podemos melhorar muito a eficácia e efetividade do trabalho dos profissionais de saúde e isso se concretiza por meio da melhoria no atendimento”, afirma Domenico Abbate, coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) da Sesa.

A preparação das unidades para a certificação de qualidade dos serviços de saúde pela ONA faz parte das ações do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde (PROEXMAES II), iniciativa viabilizada a partir de acordo firmado entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Estado do Ceará. O processo se estenderá até abril de 2022 nas Regiões de Saúde de Fortaleza, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central.

A coordenadora de Monitoramento e Controle da UGP/Sesa, Valéria Viana Barbosa, explica que, nestes dois primeiros encontros, os profissionais participarão de apresentações sobre práticas de desenvolvimento institucional, tópicos de liderança, segurança, qualidade e mapeamento de processos. “Até abril de 2022, nós teremos deixado essas unidades preparadas para que, em maio (de 2022), todas elas já estejam passando pelo processo de certificação”, projeta a gestora.

Profissionais de dez unidades iniciaram processo de preparação e sucessiva Acreditação de unidades ambulatoriais regionais pela metodologia da ONA

A metodologia de trabalho com os CEOs e policlínicas foi planejada em encontros presenciais por meio de oficinas e visitas de monitoramento. Abbate adianta que, apesar da tomada de trabalho presencial em grupo, todas as etapas do processo cumprirão rigorosamente com as medidas de segurança sanitárias definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Governo do Ceará.

Unidades regionais

As policlínicas regionais ofertam serviços de média complexidade com atendimento multiprofissional e com várias especialidades médicas de Clínica Geral à Psicologia. Já os CEOs regionais ofertam serviços de média complexidade e dispõem dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

Em 2016, o Estado contou com o primeiro serviço de Odontologia certificado pela ONA, no CEO de Cascavel. A estrutura física, organização e ambiência, implantação de protocolos clínicos, comprometimento da equipe multidisciplinar e ouvidoria participativa foram os principais pontos fortes atestados na avaliação do equipamento.