Cagece doa uma tonelada de material reciclável para associação de catadores

2 de agosto de 2021 - 11:29 # # # # #

Ascom Cagece - Texto

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) doou uma tonelada de material reciclável arrecadado na Campanha Coleta Seletiva Solidária para a Associação de Agentes Ambientais Rosa Virginia. A campanha está sendo realizada nas unidades da empresa e, além de beneficiar o meio ambiente, promove a valorização e a geração de renda para os dos catadores de material reciclável. A expectativa é que sejam realizadas duas doações por semana.

A coordenadora de Políticas Ambientais da Cagece, Maira Brandão, destaca que o sucesso da campanha se deve à grande adesão das unidades da empresa. “As gerências estão entrando em contato com a gente empenhadas em dar a destinação correta aos materiais. Tem setor que recolhe diariamente caixa e plástico de embalagens de cerca de três mil hidrômetros, por exemplo”. Ela acrescenta que além desses materiais, a Cagece está trocando os lixeiros comuns dos ambientes de trabalho. “Vamos, também, trocar os lixeiros comuns das salas pelos kits de coletores de material reciclável”.

A presidente da primeira associação contemplada, Musamara Mendes, fala sobre a importância do projeto. “Nós temos 20 famílias que vivem da coleta dos resíduos e quando resolvem fazer a coleta seletiva, o descarte correto e a destinação até uma associação, isso gera renda e dá vida digna para as pessoas”. Ela também destaca que após receber o material reciclável, ele é separado, prensado e destinado para as indústrias.

Campanha

Coleta Seletiva Solidária é um trabalho que visa gerar fonte de renda e emprego para catadores no estado. O objetivo é garantir uma melhor gestão dos resíduos sólidos, por meio da separação e destinação correta dos materiais descartados no dia a dia na empresa. Para isso, a Cagece está distribuindo nas suas unidades kits de coletores personalizados para a separação dos resíduos entre secos e úmidos.