PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Em resposta rápida, forças de segurança do Ceará capturam envolvidos em mortes em Caucaia; três armas foram apreendidas

2 de agosto de 2021 - 14:53 # # # # # # #

Ascom SSPDS -Texto

Em um trabalho rápido, as Polícias Civil (PC-CE) e Militar do Ceará (PMCE), com apoio da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), capturaram cinco pessoas, sendo um adolescente e quatro adultos, suspeitas de participação em uma ocorrência que resultou nas mortes de cinco pessoas, no distrito de Boqueirão das Araras, em Caucaia, na madrugada deste domingo (1º). Os detalhes da ação policial foram divulgados na manhã desta segunda-feira (2), em coletiva de imprensa, na sede da SSPDS, em Fortaleza.

Pouco mais de 12 horas após o crime, os cinco suspeitos foram identificados e capturados. Um sexto suspeito chegou a ser detido, porém foi ouvido na condição de testemunha e liberado em seguida. Foram presos: Antônio Michael da Silva Nogueira, 18 anos; João Pedro de Oliveira Sousa, 21 anos; Raimundo Cleilton Ferreira da Costa, 24 anos; todos sem antecedentes criminais anteriores, além de Leandro Moreira Vitor da Silva, 27 anos, que já respondia por porte ilegal de arma de fogo.

Durante a ofensiva policial, foram apreendidas três armas de fogo – sendo duas espingardas e um revólver calibre 38, 28 munições, além de aparelhos celulares – incluindo os das vítimas –, fardamentos do Exército Brasileiro, balaclavas, luvas, um canivete, três latas de tinta spray, espoleta, pólvora, cerca de 3,5 quilos de chumbinho e um pano de bijuterias contendo dezenas de peças, além de de uma quantia de R$ 1,5 mil reais.

Os homens foram autuados em flagrante pelos crimes de homicídio qualificado, roubo, corrupção de menores e por integrar organização criminosa. Já o adolescente de 16 anos foi autuado em um ato infracional análogo aos crimes cometidos pelos adultos, exceto a corrupção de menores. As forças de segurança do Ceará seguem em busca de outros dois suspeitos de participação direta no crime. A dupla já foi devidamente identificada.

As investigações apontaram que a motivação do crime estaria relacionada a uma disputa entre integrantes de grupos criminosos que atuam na região.

O caso

As vítimas, todas do sexo masculino e com idades entre 24 e 27 anos, foram mortas a tiros quando estavam em um bar no distrito de Boqueirão das Araras.

Das cinco vítimas, somente uma tinha antecedentes criminais pelos crimes de tráfico de drogas e posse/porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Conforme levantamento preliminar da ocorrência, os suspeitos chegaram ao local atirando e fugiram em seguida. Uma motocicleta, possivelmente utilizada por eles, foi deixada no local e foi encaminhada para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde passou por perícia. Ainda no local, outras duas pessoas foram baleadas e encaminhadas para uma unidade hospitalar.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número (85) 3101-3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia.

As denúncias também podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.