Agosto Dourado: Sesa arrecada frascos de vidro para armazenamento de leite humano

4 de agosto de 2021 - 17:34 # # # # #

Ascom Sesa

Neste mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) adere à campanha Agosto Dourado e conta com uma programação especial em algumas unidades vinculadas, reforçando a importância da amamentação. Entre as ações, até o próximo dia 31, a Rede Sesa recebe doações de frascos de vidro para armazenamento de leite humano.

São oito pontos de arrecadação: Sesa Nível Central; Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC); Hospital Geral de Fortaleza (HGF); Hospital Infantil Albert Sabin (Hias); Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA); Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA); Hospital Regional Norte (HRN); e Hospital Regional do Sertão Central (HRSC).

Os potes doados devem ser de vidro, ter uma boca larga e tampa de plástico, como embalagens de café solúvel e de maionese. Ao serem recebidos nos bancos de leite humano, os frascos são esterilizados e encaminhados às mães doadoras, que irão utilizá-los para um armazenamento seguro. Após uma triagem, o leite doado alimentará e levará mais chances de vida a bebês prematuros e internados nos hospitais da Rede Sesa.

Armazenamento

Embora haja uma grande variedade de frascos, os bancos de leite utilizam somente aqueles com tampa de plástico porque não acumulam cheiro nem resíduos. O vidro é resistente ao congelamento e ao descongelamento, o que facilita a conservação do alimento. Após esterilizados, os potes também são lacrados, processo que evita que o leite não perca seus nutrientes.