Ceará recebe mais 176 mil doses de vacinas contra a Covid nas primeiras remessas do mês de agosto

4 de agosto de 2021 - 21:03 # # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Thiara Montefusco e Tatiana Fortes - Fotos

O Ceará recebeu nesta quarta-feira (4) duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19. Às 12h, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Fortaleza 61.600 doses da CoronaVac/Butantan. Mais tarde, pouco depois das 19h, foi a vez de receber mais 114.600 doses da Pfizer/BioNTech, totalizando 176.200 vacinas contra a Covid. Enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), os imunobiológicos serão para aplicação da primeira (D1) e segunda (D2) doses.

Em publicação nas redes sociais logo após a chegada das primeiras vacinas do dia, o governador Camilo Santana ressaltou que a remessa vai agilizar a vacinação dos cearenses contra a Covid-19. “Recebemos no início desta tarde 61.600 doses da CoronaVac, que serão aplicadas para D1 e D2 dos cearenses. As vacinas já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, para distribuição aos municípios cearenses. Lembro que todos devem estar atentos ao cadastro na Sesa e às listas de vacinação em seus municípios“, disse.

Os imunizantes já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A distribuição para D1 será feita de forma proporcional aos municípios cearenses. O agendamento da vacinação é de responsabilidade de cada município. Até o momento, o Ceará soma 7.035.428 doses recebidas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).

Mais tarde, Camilo apontou sobre a importância de novo lote do imunizante da Pfizer. “Chegou há pouco o segundo lote de vacinas contra a Covid que recebemos nesta quarta-feira (4), com 114.600 doses da Pfizer. De acordo com o Ministério da Saúde, essas vacinas deverão ser utilizadas para aplicação da primeira dose. Agradeço aos profissionais que trabalham na recepção, conferência e distribuição das vacinas na Ceadim, do Governo do Estado. Seguimos na luta por mais vacinas para todos os cearenses e juntos estamos superando essa pandemia”, ressaltou.

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas de terça-feira (3), foram aplicadas 5.670.304 doses. Com isso, 3,94 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 1,58 milhão tomaram a D2, além dos 147 mil que foram imunizados com dose única da Janssen. Mais de 42% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização e quase 18% está com esquema vacinal concluído.

Orientações sobre variante Delta

Em nota técnica, a Sesa recomenda aos viajantes que desembarcam no Estado oriundos de locais com circulação confirmada de novas variantes do coronavírus (principalmente a variante Delta, inicialmente identificada na Índia, mas já detectada em cidades do Brasil) que cumpram autoquarentena de 14 dias em isolamento.

O Centro de Testagem de Viajantes, montado pela Sesa no Aeroporto Internacional de Fortaleza para reforçar a barreira sanitária do Estado, contabiliza seis casos (todos oriundos do Rio de Janeiro) da cepa que inspira maior preocupação neste momento da pandemia.

Os viajantes confirmados com a variante Delta e outras variantes foram devidamente notificados e estão sendo monitorados ativamente pela Vigilância Epidemiológica da Sesa e respectivas Secretarias Municipais de Saúde. Além de manter o isolamento, eles farão novas coletas para medição de carga viral, potencial de transmissão e estudo de anticorpos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi notificada e colabora com a facilitação de informações.

O Centro de Testagem no Aeroporto ampliou as coletas por amostragem de 5% para 20% dos cidadãos que desembarcam de voos oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Além disso, a Sesa convoca passageiros e tripulantes dos voos com casos de variante Delta a entrarem imediatamente em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/CE) pelos números (85) 98724-0455 / 98438-0480 (das 9h às 17 horas) ou comparecer, munido de cartão de embarque e documento com foto, para realização do exame RT-PCR no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que está de posse da listas dos viajantes. Os voos são os seguintes:

– Voo GOL 2021 de 19/07/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza
– Voo LATAM 3383 de 20/07/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza
– Voo AZUL 4763 de 21/07/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza

– Voo GOL 2021 de 23/07/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza

– Voo LATAM 3013 de 23/07/2021 – Rio de Janeiro → Guarulhos → Fortaleza