Seduc lança regulamento do Festival Alunos que Inspiram em abertura do AoGosto do Aluno

5 de agosto de 2021 - 15:52 # # # # # #

Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, na quarta-feira (4), o projeto AoGosto do Aluno, ação que anualmente proporciona um conjunto de atividades diferenciadas aos jovens matriculados na rede pública estadual durante todo o mês de agosto. Ao longo do período, serão realizadas webinars, colóquios temáticos, mostra cultural e, ainda, o Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis. Na solenidade de abertura, também foi apresentado o regulamento do V Festival Alunos que Inspiram, movimento que visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural dos estudantes. As iniciativas foram divulgadas em live transmitida pelo canal da Coordenadoria de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED) no Youtube.

Acesse o regulamento do V Festival Alunos que Inspiram.

Com isso, a Seduc busca acolher e motivar os alunos no início do semestre letivo, além de debater a importância da atuação protagonista para as práticas pedagógicas. O evento de abertura desta quarta contou com a participação da secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes. Os estudantes Jhonnatha Dantas e Mailana Apolinário, respectivamente das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Tabelião José Pinto Quezado e Deputado Murilo Aguiar, foram os mediadores do diálogo. Também estiveram presentes na live a gestora da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, Geovanda Mourão, e o diretor da Escola de Ensino Médio (EEM) Dona Carlota Távora, Rafael Martins.

Jucineide Fernandes observa que o projeto incentiva a reflexão e a participação ativa dos alunos no processo educacional. “Queremos que o nosso estudante se desenvolva de maneira integral, ampliando não apenas os saberes cognitivos, mas também as competências socioemocionais. É importante que os jovens se inscrevam nas atividades da programação, participem e convidem os colegas. Todas as temáticas tratadas são atuais e estão diretamente relacionadas com o dia a dia da juventude”, ressalta.

A inscrição para as atividades pode ser feita por intermédio do SIC-CED. A participação renderá certificação para os inscritos. A programação do AoGosto do Aluno também pode ser acessada pela plataforma Aluno Online e pela página da Seduc no Instagram.

As atividades do AoGosto do Aluno irão ocorrer virtualmente para todos os estudantes da rede pública estadual. A Seduc também vai promover ações pedagógicas voltadas à preparação para o Enem, desenvolvidas em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR).

Engajamento

Rafael Martins, diretor da EEM Dona Carlota Távora, situada em Araripe, defende que o jovem procure desempenhar papel ativo na construção do próprio aprendizado. “O que nós mais queremos, enquanto rede, é construir uma educação de qualidade com as nossas juventudes, a partir de uma aprendizagem colaborativa, de autoria e de protagonismo estudantil, levando em conta as suas diferentes trajetórias históricas, pluralidade, contextos e diversidade. O conceito de protagonismo, para nós, é muito caro, pois o entendemos como a capacidade de o jovem enxergar-se como agente principal da sua própria história, não apenas absorvendo conteúdo, mas também agregando conhecimento, por meio da pesquisa, da exposição de ideias e do debate”.

Geovanda Mourão percebe que as atividades do AoGosto do Aluno, ano a ano, têm contado com grande adesão por parte dos estudantes. “É um momento muito importante para a Seduc, as Regionais e, principalmente, as escolas, onde se encontram os atores principais deste processo. Precisamos mostrar que somos seres humanos completos. Precisamos de arte, cultura e outras áreas para nos preencher”, enfatiza.

Programação

Na próxima terça-feira (10), às 15h30min, será momento de debater ideias e trocar experiências a respeito do tema das “Juventudes do Ceará e atuação para o Século XXI”. O assunto será tratado em colóquios, realizados simultaneamente em oito salas virtuais na plataforma Google Meet, cada uma abordando um subtema específico.

Na quinta-feira (12), às 14h, será transmitida a webinar Eleitor do Futuro, realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a educação política dos jovens, tendo como foco o esclarecimento sobre a importância do voto livre e consciente para o fortalecimento das instituições democráticas, propiciando a formação de cidadãos críticos e responsáveis.

Nos dias 13, 17 e 20 de agosto, haverá a mostra cultural “A minha Região é Arte”, com a participação de estudantes em apresentações culturais e artísticas, num movimento de identificação e valorização do talento dos alunos da rede pública estadual. As apresentações serão transmitidas pelo canal da Coded/CED no Youtube.

Nos próximos dias 24, 25 e 26, o Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis debaterá a respeito da atuação ativa das lideranças estudantis na comunidade escolar, tendo em vista o tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Histórico

Desde 2017, o Governo do Ceará, por meio da Seduc, vem realizando diversas ações pedagógicas, de acolhimento, incentivo à aprendizagem, estímulo ao esporte, à cultura e à arte no mês dedicado ao estudante.

Ações como a Corrida Estadual das Escolas Públicas, o Festival Alunos que Inspiram, visitas a museus e passeios de lazer fizeram parte da programação do projeto até o ano de 2019, antes do início da pandemia. Em 2020 e 2021, tendo em vista a necessidade do distanciamento social, o planejamento foi adequado para a realização de atividades virtuais, sem perder de vista o caráter de engajamento e motivação para os jovens.