Chefes de organizações criminosas são presos em operações da Polícia Civil do Ceará

6 de agosto de 2021 - 09:50 # # # # # #

Ascom PC-CE -Texto

Dando continuidade às ações de desarticulação de grupos criminosos por meio das capturas das principais chefias, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou duas operações que resultaram nas prisões de cinco pessoas. Entre elas, três integrantes com funções estratégicas nos grupos criminosos. As ofensivas policiais foram realizadas em Fortaleza, Aquiraz e Boa Viagem. Os detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados nessa quinta-feira, em coletiva de imprensa, na sede da Superintendência da PC-CE, no Centro de Fortaleza.

A primeira operação, realizada nas últimas terça (3) e quarta-feira (4), resultou na prisão de um homem e uma mulher, ambos subordinados a Paulo Diego da Silva Araújo, o “Dino”, indivíduo que figurava no Programa Estadual de Recompensas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). “Dino” foi preso em maio deste ano em São Paulo. As capturas ocorreram em Aquiraz e Boa Viagem. Na terça-feira (3), em Aracati, foi preso André Gomes Sá (37), o “Rossi”, que já responde por tráfico e associação para o tráfico de drogas. O homem é apontado como o braço direito de Paulo “Dino”. De acordo com os levantamentos policiais, ele era responsável por dar continuidade às ações criminosas capitaneadas pelo homem que atualmente se encontra preso. As investigações para a localização de André contaram com o apoio da Força-Tarefa SUSP de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará.

Já na quarta-feira (4), em Boa Viagem, foi presa Bárbara Pereira do Nascimento (26), que já responde por tráfico e associação para o tráfico de drogas, além de porte ilegal de arma de fogo. As investigações apontam que a mulher é suspeita de ser responsável financeira, administrando as contas bancárias em nome de Paulo “Dino”. Contra os dois alvos, foram cumpridos mandados de prisão preventiva, além de busca e apreensão. Os policiais civis apreenderam dois veículos e aparelhos celulares. Os trabalhos investigativos sobre o grupo seguem.

Chefe do tráfico de drogas preso

Na manhã de hoje, os policiais civis realizaram operação na Comunidade do Por do Sol, em Messejana, Fortaleza. Na ação, três pessoas foram capturadas, entre elas, o homem apontado como chefe do tráfico de drogas na região. Alexandre Pereira Mendes Ferreira (47), o “Thuchê”, que já responde por tráfico de drogas, é suspeito de assumir a chefia no tráfico de drogas na região, após a captura de seu irmão, o Lucas Mendes Ferreira, o “Brutus”, que foi preso pela PC-CE em fevereiro desse ano, após uma perseguição policial em Aquiraz.

Além de “Thuchê”, a Polícia Civil prendeu Francisco das Chagas de Souza Veras, o “Bidão”, que já responde por tráfico e associação para o tráfico de drogas, receptação, associação criminosa e crime de trânsito. “Bidão”, como demonstram as investigações, atua como comparsa de “Thuchê”. Um terceiro homem, identificado como Francisco Bruno Batista do Vale (27), que já responde por porte ilegal de arma de fogo e crime contra a administração pública, também foi localizado.

Denúncias

A população pode contribuir repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. As informações também podem ser direcionadas para o número (85) 98969-0182, da Draco.

A Delegacia de Narcóticos (Denarc) conta com canais de comunicação direta de denúncias por meio dos quais a população pode compartilhar informações que tenha conhecimento acerca do tráfico de drogas no Ceará. As denúncias podem ser feitas para o número da Denarc: (85) 3472-1560, que é WhatsApp, por onde podem ser enviadas mensagens de texto, áudio, além de imagens e vídeos. A Denarc também está no Instagram pelo perfil @denarc_pcce. O sigilo e o anonimato são garantidos.