Detran-CE realiza mais um ciclo de capacitação para agentes de trânsito conduzirem veículos off-road

6 de agosto de 2021 - 12:10 # # # # # #

Irailton Menezes - Ascom Detran-CE - Texto

Servidores passam por aulas teóricas e práticas, em que recebem as devidas orientações para conduzirem os veículos de forma correta e segura

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou, nessa quarta (4) e quinta-feira (5), mais um ciclo de capacitação para agentes de trânsito do órgão conduzirem veículos ‘fora de estrada’ (off-road), em situações adversas. O treinamento se dá através do Núcleo de Formação e Capacitação da Escola de Trânsito do órgão, que adota todos os protocolos de segurança sanitária para evitar a propagação do virus da Covid-19.

O curso conta com duas etapas: teórica e prática, em que os participantes são orientados pelo instrutor Giovanni Morano, da empresa Troller, sobre a condução do veículo em terrenos alagados e pedregosos, assim como em faixas de areia, já que o Detran-CE também realiza fiscalizações rotineiras em todas as praias do litoral cearense para coibir o trânsito indevido de veículos.

Durante a capacitação prática são realizadas, ao todo, quatro etapas, com simulação em terrenos com pouca aderência, retirada de veículos em situações de emergência (atoleiros), correto uso do guincho, subidas e descidas em dunas, além de condução do veículo em situações de aclive, com ângulos de até 45°, o limite para que não haja capotamento.

“A capacitação é de fundamental importância para os nossos agentes, visto que existe essa preocupação em situações adversas e ainda por conta do próprio veículo, que é bastante potente e necessita do devido manuseio. É preciso que todos entendam o seu funcionamento e assim colaborem para um trânsito melhor e mais seguro, principalmente na faixa litorânea, onde o Detran-CE atua para garantir a segurança de banhistas e frequentadores”, explica o diretor de Educação do Trânsito do Detran-CE, Ubiratan Teixeira.

O Detran-CE segue promovendo os referidos treinamentos para agentes de trânsito em veículos off-road no decorrer deste ano, conforme programação previamente definida, até contemplar todos os servidores (agentes), sempre obedecendo a todos os protocolos sanitários.