Unidade fiscalizadora, Vigilância Sanitária também atua no cuidado com os cearenses

6 de agosto de 2021 - 10:42 # # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto

Durante a pandemia, a Vigilância Sanitária elaborou protocolos sanitários para reabertura de atividades econômicas e certificações para empresas que cumprem medidas de prevenção ao coronavírus

“Temos um papel de cuidado com a população. Não é um serviço apenas fiscalizatório”, enfatiza Dolores Fernandes, coordenadora da Vigilância Sanitária estadual. Neste 5 de agosto, Dia Nacional da Vigilância Sanitária, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ressalta a importância do órgão, principalmente no gerenciamento de risco durante a pandemia de Covid-19. A data também marca o Dia Nacional da Saúde.

A área atua na elaboração de protocolos sanitários para a reabertura das atividades econômicas e certificações para empresas que cumprem medidas de prevenção ao coronavírus – por meio dos Selos Estabelecimento Seguro e Ensino Seguro, barreiras sanitárias, além de promover a segurança de pacientes.

Fernandes ressalta, ainda, o aprimoramento no atendimento ao público com a inserção dos serviços na plataforma Saúde Digital. “A resposta ao atendimento ao público está muito melhor, menos burocrática, já que o cidadão pode solicitar suas demandas de forma online”. No ambiente virtual, podem ser solicitados alvarás, análises de produtos que entrarão no mercado e vistorias, por exemplo.

Barreiras sanitárias

A barreira sanitária no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins foi um dos serviços que mais se aprimorou e cresceu. Isso porque, em março de 2020, eram realizadas apenas a aferição da temperatura e orientações aos passageiros sobre os cuidados necessários.

Atualmente, um Centro de Testagem para Viajantes foi instalado dentro do terminal para monitorar a doença no Estado. “Os primeiros resultados desse serviço são bastante positivos. Foi lá que identificamos os primeiros casos da variante Delta”, reforça.

Seis casos da cepa que inspira maior preocupação neste momento da pandemia já foram identificados no Ceará. O Centro ampliou as coletas por amostragem de 5% para 20% dos cidadãos que desembarcam de voos oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Segurança dos pacientes

É sabido que a pandemia exigiu cuidados em todas as áreas. Na Saúde, a atenção à assistência e segurança de pacientes da rede estadual, no entanto, ganhou força. “Nós temos primado por essa questão, compreendendo que, neste momento de pandemia, há um aumento de pacientes internados e há uma necessidade da unidade de saúde redobrar os seus cuidados”.

A Sesa, dentro de seu planejamento estratégico, já abordava esse tema antes do contexto pandêmico. “Já foram executadas diversas atividades, como seminários com os núcleos de segurança dos hospitais. Também estão sendo ofertadas capacitações para os técnicos”, diz a coordenadora.

Hospitais da Rede Sesa foram certificados com excelência em segurança do paciente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Ela complementa: “Anualmente, a Vigilância Estadual tem, ainda, o papel de estimular e motivar os hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para concorrer à alta avaliação com práticas de segurança do paciente”. Na última premiação, em julho, duas unidades da Rede Sesa receberam nota máxima.

As fiscalizações nas unidades podem ser feitas via denúncia e por demanda espontânea. “A liberação dos alvarás hospitalares depende da fiscalização e inspeção do órgão; um dos requisitos é a segurança do paciente”, explica.

Selos

A Vigilância Sanitária atuou na elaboração dos protocolos para as retomadas das atividades econômicas. A criação dos selos Estabelecimento Seguro e Ensino Seguro foi uma das formas de incentivo às práticas de segurança. “A certificação é, também, uma forma de apresentar à sociedade os locais que oferecem maiores cuidados com seu público”, argumenta.

Para receber o selo, o estabelecimento precisa cumprir alguns requisitos, como elaborar um plano de contingência e submetê-lo à aprovação da Sesa. Além disso, é necessário apresentar documentos que comprovem os procedimentos de limpeza e higienização e atualizar a licença sanitária. Todos os requisitos podem ser verificados no Saúde Digital.