Ceará chega a 221 Areninhas entregues com equipamentos em Acarape, Irauçuba, Ibaretama e Ararendá

9 de agosto de 2021 - 19:24 # # # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Thiara Montefusco e Carlos Gibaja - Fotos

Nesta segunda-feira (9), mais quatro municípios foram contemplados com campos de jogo society

Na tarde desta segunda-feira (2), o Ceará ganhou mais quatro Areninhas, nas cidades de Acarape, Irauçuba, Ibaretama e Ararendá, entregues pelo governador, Camilo Santana, em evento virtual. Com mais esses quatro equipamentos esportivos, o Estado totaliza 221 Areninhas em funcionamento, sendo 135 delas no Interior e outras 86 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Na transmissão ao vivo pelas redes sociais, estavam ao lado do governador o secretário de Planejamento e Gestão, Mauro Filho, o secretário executivo do Esporte e Juventude, Will Almeida, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Evandro Leitão, e os deputados estaduais Jeová Mota, Osmar Baquit e Edilardo Eufrásio.

Camilo Santana apontou que o projeto das Areninhas é a maior política pública de esporte do País. “Gostaria de estar inaugurando essas quatro Areninhas de forma presencial, fazer meus gols, que eu sempre faço, adoro jogar bola, mas ainda estamos passando por uma pandemia, por isso a escolha por um evento virtual. Mas o importante é que estamos entregando esses equipamentos para os cearenses de Acarape, Irauçuba, Ibaretama e Ararendá. O projeto das Areninhas tornou o Ceará exemplo de um projeto de transformação social através do esporte para outros estados do Brasil, e vamos entregar muito mais ainda até o fim do nosso governo”, informou.

Todas as Areninhas entregues nesta segunda-feira (9) são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, bancos de reserva, acessos pavimentados e torres de iluminação. Os quatro equipamentos totalizam um investimento de R$ 913.413,74.

Para o secretário Mauro Filho, o Governo do Ceará vem fazendo uma política pública relevante em prol dos jovens com as Areninhas. “O projeto das Areninhas tira as crianças da rua, é reconhecido por todos os municípios cearenses como uma grande valia para os jovens, e é tão bem visto pelo Brasil. Um projeto de esporte que educa, que disciplina, e é uma ação que a juventude tanto precisa. E vamos licitar mais 300 Areninhas no Ceará, o que gera emprego e renda para a população cearense, além de devolver aos jovens a oportunidade de vivenciar o esporte em sua amplitude”.

“Mais quatro cidades que ganham Areninhas, um grande projeto de inclusão para jovens, e assim o esporte muda a vida de crianças e adolescentes. Projetos como esse nos fazem crer que estamos no caminho certo, inclusive somos um exemplo para o Brasil”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Evandro Leitão.

FutPaz no Interior

O governador também citou o FutPaz, projeto que tem o objetivo de desenvolvimento social e promoção da cultura de paz no esporte, com intuito de promover o acesso de crianças e jovens ao futebol e descobrir talentos. “Na Capital temos parceria com os clubes de futebol Ceará, Fortaleza e Ferroviário para garantir que os jovens estejam nas 24 Areninhas do projeto, tendo ídolos do futebol cearenses como monitores. E em breve lançaremos a versão do Interior em Juazeiro do Norte, com os times do Icasa e o Juazeiro, e em Sobral, com o Guarany de Sobral”, antecipou Camilo.

Parceria Governo-Municípios

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

O projeto visa melhorar a qualidade de vida da população cearense e oferecer equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa contar com espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã. Isso incentiva uma vida mais saudável, fomenta a economia local e fortalece a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados.

Mais 58 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 28 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação. “A maior política pública do Brasil continua crescendo, um projeto que promove uma transformação social em cada lugar que é instalado, e esperamos que cada município e sua população possam zelar por nossas Areninhas”, reforçou Will Almeida.