PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Chegam ao Ceará mais de 228 mil doses de vacinas para imunizar a população contra a Covid-19

9 de agosto de 2021 - 23:16 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Thiara Montefusco e Tatiana Fortes Fotos

Mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará nesta segunda-feira (9). O primeiro, com 73.800 doses da CoronaVac/Butantan, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, às 17 horas. Mais tarde, por volta das 23h, foram recebidas 154.440 doses da Pfizer/BioNTech. Os imunobiológicos já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana afirmou que “recebemos nesta segunda-feira mais dois lotes de vacinas contra a Covid, com 228.240 doses no total. Foram 73.800 doses da CoronaVac, que será utilizada para D1 e D2; e 154.440 da Pfizer para aplicação de D1, segundo o Ministério da Saúde. Até o momento foram aplicadas 5.884.337 doses em todo o estado. Somente com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia”.

As remessas foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A distribuição será feita de forma proporcional aos municípios cearenses.

O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas de domingo (8), foram aplicadas 5,88 milhões de doses. Com isso, 4,05 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 1,67 milhão tomaram a D2, além dos 150 mil imunizados com dose única da Janssen. Mais de 43% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e cerca de 19% está com esquema vacinal concluído.

O Ceará soma agora, com essas novas remessas, 7.640.668 doses de vacinas recebidas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).

Mais vacinas

O Governo do Ceará assinou, na manhã desta segunda-feira, o contrato com o Instituto Butantan e o laboratório Sinovac para a compra direta de três milhões de doses extras de vacinas contra a Covid-19. O documento já foi enviado ao Instituto.

O contrato foi assinado pelo titular da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto). Na oportunidade, Dr. Cabeto afirmou que os imunizantes serão um importante reforço para o Estado atingir a meta de vacinar a população adulta até o fim deeste mês.

De acordo com a Sesa, o Ceará deve receber as três milhões de doses até o dia 25 de agosto. “Serão aplicadas com a maior celeridade possível em 1,5 milhão de pessoas e, até 30 dias depois, as segundas doses nessas mesmas pessoas”, explicou a pasta.