Cineteatro São Luiz exibe concerto didático da Orquestra Contemporânea Brasileira no Dia do Estudante

10 de agosto de 2021 - 14:44 # # # # # # #

Ascom Cineteatro São Luiz

Talvez poucas pessoas já tenham tido a oportunidade de assistir a um concerto didático de música erudita. Como o nome sugere, o concerto didático da Orquestra Contemporânea tem como característica a interação direta com o público e o propósito de divulgar os instrumentos que compõem uma orquestra, a harmonia, dentre outros temas. Na quarta-feira, dia 11 de agosto, em comemoração ao dia do estudante, a Orquestra Contemporânea Brasileira reinicia seus concertos didáticos, voltados a alunos de todas as idades. A programação estreia às 17h no canal de YouTube do Cineteatro São Luiz.

Em obediência às regras sanitárias, o espetáculo se mantém com exibição online. Cada apresentação tem sido gravada com a finalidade de levar ao público algo novo, com regência e arranjos musicais do maestro Arley França. O repertório da apresentação do dia 11 incluirá composições de Mozart e Bach e músicas populares de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Uma das novidades é a presença do ator Orlângelo Leal, do grupo cênico musical Dona Zefinha. Ele irá interagir com o maestro Arley França ao longo do concerto. O público terá a oportunidade de apreciar músicas que marcaram o repertório orquestral e também descobrir como se harmoniza o trabalho entre maestro e músicos. Espera-se através dessa iniciativa tornar a música de concerto mais acessível à população e criar novos públicos para este tipo de repertório.

Os concertos são realizados pela AAMARTE e Ministério do Turismo, em parceria com o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), Holy Cow Criações, Casa de Vovó Dedé e AX4. Recebem o patrocínio da empresa multinacional Energias de Portugal (EDP)/Usina Termelétrica do Pecém (UTE Pecém) e o apoio cultural do Instituto EDP. Os apoiadores institucionais são o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), o Instituto Dragão do Mar, e a Secult. Em parceria com a EDP e o Instituto EDP, o grupo mantém também a Orquestra Infantojuvenil de São Gonçalo do Amarante.

Serviço

Cineteatro São Luiz exibe concerto didático da Orquestra Contemporânea Brasileira no Dia do Estudante

Dia 11/8, às 17h

No site www.cineteatrosaoluiz.com.br e canal de YouTube do Cineteatro São Luiz https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza