Sobral recebe CEI com capacidade para atender 208 crianças

10 de agosto de 2021 - 18:13 # # # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Ariel Gomes - Fotos

Os moradores de Sobral receberam nesta terça-feira (10) o Centro de Educação Infantil (CEI) Dona Raimunda Olga Monte Barroso. A solenidade de inauguração teve a presença da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama Onélia Santana, do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, da secretária estadual da Educação, Eliana Estrela, da secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, e do deputado federal Leônidas Cristino. O evento foi transmitido pelas redes sociais do Governo do Ceará.

Para a vice-governadora do Estado, estar em Sobral para entregar um equipamento que vem para atender crianças pequenas é um misto de alegria e responsabilidade. “Este é o sentido de compromisso dentro do nosso governo. Além disso, temos na liderança de Onélia Santana o projeto Mais Infância Ceará, que tanto beneficia crianças, jovens e famílias inteiras. Temos uma política de educação continuada no Ceará, e que começa com a educação infantil”, disse Izolda Cela.

“O Ivo é um grande parceiro do Governo do Ceará na educação. Estamos inaugurando aqui um equipamento para dar conforto às crianças mais novas, com uma equipe da educação muito bem preparada para recebê-las. Dentro do programa Mais Infância Ceará temos sempre investido numa educação inclusiva, onde o brincar vira aprendizado e desenvolvimento, e desde sempre, nosso governo tem a educação como prioridade”, apontou a primeira-dama Onélia, que informou ainda que Sobral vai ser contemplada com uma brinquedocreche, além de mais dois CEIs quase prontos e outros em licitação.

O CEI tem capacidade para atender até 208 crianças de 0 a 5 anos, numa estrutura composta por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O equipamento é uma parceria do Estado e Município – que entrou com parte dos equipamentos e mobiliário, e teve investimento total de cerca de R$ 1.853.546,55.

Com o CEI de Sobral já foram entregues 59 Centros à população, sendo 50 pela Secretaria da Educação (Seduc) e 9 pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). No total, serão 167 CEIs construídos pelo Governo do Ceará.

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, ressaltou a importância não apenas do equipamento, mas do simbolismo da homenagem que recebeu o CEI. “Um espaço como esse é de suma importância para as crianças atendidas e suas famílias. Batizar esse CEI com o nome de Dona Raimunda Olga Monte Barroso é de um significado enorme. Era uma homenagem que Sobral já devia há muito tempo à professora, escritora e jornalista que, de forma precursora na cidade, foi referência na educação, muito antes de Sobral ser referência em educação”, apontou.

Programa Mais Infância

A Iniciativa faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. No total, foram entregues 286 equipamentos do Programa Mais Infância Ceará com 59 CEIs, 24 Praças Mais Infância, são 142 Brinquedopraças, 36 Brinquedocreches, 20 Núcleos de Estimulação Precoce, duas Estações do Praia Acessível, duas fábricas do Mais Nutrição, e uma unidade do Espaço Mais Infância.

Educação Ambiental

Durante a entrega de equipamentos do Programa Mais Infância Ceará, o plantio de árvores arbóreas, frutíferas e ornamentais nativas de cada região do Estado vem sendo realizado nos municípios cearenses pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), na promoção da educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável.

O município de Sobral recebeu doação e o plantio de um total de 72 mudas entre frutíferas, ornamentais e árvores nativas, incluindo o ipê roxo. A iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil.