Último mês para os servidores públicos realizarem o recadastramento e prova de vida

10 de agosto de 2021 - 15:14 # # # #

Ana Carolina Carvalho - Ascom Cearáprev

Mais de 100 mil servidores públicos do Ceará já realizaram seu recadastramento e prova de vida por meio do aplicativo Cearaprev On-line idealizado pela Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev). Esses servidores estão livres do risco de terem seus salários e benefícios bloqueados, porém essa não é a realidade de mais de 35 mil servidores entre aposentados, ativos e pensionistas. Eles têm até o dia 31 de agosto para realizar o processo e manter seus proventos.

O recadastramento e prova de vida devem ser realizados por meio do aplicativo Cearaprev On-line disponível nas lojas Google Play e Apple Store desde janeiro deste ano. O prazo inicial que era até 30 de junho foi prorrogado para que nenhum beneficiário tivesse complicações.

Para João Marcos Maia, presidente da Cearaprev, a prorrogação do prazo aconteceu para atender o pedido dos beneficiários que estavam com dificuldades em relação à tecnologia, porém não há possibilidade de uma nova extensão. “Prorrogamos o prazo, mas percebemos que as pessoas se acomodaram ou vão deixar para a última hora. O número de recadastros feitos por dia caiu bastante e isso nos preocupa. Tínhamos mais de 1.100 recadastramentos diários e isso caiu para 150, praticamente 15% do total de recadastramentos que vinham acontecendo no mês de junho. Não vai haver mais ampliação de prazo”.

A Cearaprev está entrando em contato, através de mensagem de celular, com os beneficiários ativos, aposentados e pensionistas que não realizaram o recadastramento, informando que o prazo final se aproxima. Desta forma o beneficiário pode ter um lembrete de que necessita fazer esse processo de uma nova forma.

“Mudamos o processo. Anteriormente era feito nas agências bancárias e agora é por meio do aplicativo. Sabemos que muitas pessoas ainda não têm acesso à informação de massa, então estamos fazendo uma comunicação pessoal. Contamos também com o apoio dos RHs das secretarias do governo do Ceará e dos demais poderes para entrarmos em contato com cada um dos que faltam e assim evitar bloquear os salários”, ressalta João Marcos Maia.

Ao contrário dos anos anteriores, o processo foi unificado e agora acontece através do aplicativo da Cearaprev, de modo a facilitar o processo e permitir que seja feito de qualquer lugar, desde que a pessoa possua um smarthphone com acesso à internet. O objetivo da mudança é possibilitar maior agilidade e segurança aos beneficiários, que não precisam mais se deslocar às agências bancárias para fazer o processo.

Canais de Atendimento

A Cearaprev disponibiliza de segunda a sexta, de 8h às 12h e 13h às 17h, a Central de Atendimento através do telefone (85) 3108-0135, suporte pelas redes sociais Instagram, Facebook e YouTube. Além disso, também há os canais da ouvidoria pelo e-mail: ouvidoria@cearaprev.ce.gov.br e telefone (85) 3108-0135, opção 07.

Agendamentos

Os atendimentos presenciais funcionam de formas diferentes.

1) Para quem não conseguiu realizar seu recadastramento e prova de vida mesmo contando com o suporte pelas redes sociais e central de atendimento pode entrar em contato com no número (85) 3108.0135 e marcar um atendimento presencial na sede da Cearaprev.

Cada beneficiário só pode ser acompanhado de, no máximo, 1 (um) acompanhante, devido aos cuidados preventivos em relação ao Coronavírus.

2) Atendimento domiciliar

Destinado aos beneficiários que possuem algum tipo de deficiência física, mental ou qualquer outra comorbidade que impeça a locomoção. O agendamento deve ser realizado por meio do telefone (85) 3108-0135.

Obrigatoriedade

O recadastramento e a prova de vida são obrigatórios para todos os servidores públicos estaduais. O prazo final para o realizar é dia 31 de agosto. Prestadores de serviço terceirizados ou cargos comissionados não necessitam fazer o recadastramento e prova de vida.

INSS X Supsec

A prova de vida realizada pelo INSS não é a mesma realizada pelos servidores públicos estaduais contemplados pelo regime SUPSEC. Quem é funcionário público de carreira no Estado do Ceará, ativo ou aposentado e pensionista, precisa realizar o recadastramento e prova de vida.