Cinema do Dragão realiza bate-papo ao vivo com cineasta Kleber Mendonça Filho nesta quinta-feira (12)

11 de agosto de 2021 - 14:47 # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Dragão do Mar

Diretor de filmes consagrados como Bacurau e Aquarius, o diretor participa do programa virtual “Percursos Curatoriais”, compartilhando experiências e análises sobre curadoria no Brasil.

Além de se consolidar como um dos mais relevantes espaços de difusão cinematográfica no Ceará, o Cinema do Dragão tem investido esforços na formação de plateias e no fomento ao pensamento crítico direcionado para o audiovisual e a sua cadeia produtiva. Dando continuidade aos programas voltados para este fim, o Cinema realiza, nesta quinta-feira (12), mais uma edição do “Percursos Curatoriais”, programa que traz profissionais da cadeia de cinema para discutir o panorama da curadoria brasileira. O convidado deste mês será o cineasta, programador e crítico pernambucano Kleber Mendonça Filho, com fala a partir das 15h, em bate-papo ao vivo com Pedro Azevedo, curador do Cinema, no YouTube do Dragão. A participação é aberta ao público, por meio do chat.

Ao apresentar sua análise sobre o cenário curatorial contemporâneo, com foco especial no cinema brasileiro, o diretor de sucessos como Aquarius e Bacurau comentará suas pesquisas e seus projetos.

Segundo Azevedo, Kleber Mendonça Filho é um parceiro que contribuiu muito para a configuração do Cinema do Dragão, após sua reinauguração, em 2013, e que acumula uma larga experiência como curador, expertise que ele compartilha com grande generosidade. “O Kleber, além de ser um incrível cineasta, é também um talentosíssimo programador, tendo colaborado com a implementação do modelo de programação do Cinema do Dragão, fruto da parceria firmada com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O seu trabalho à frente do Instituto Moreira Salles (IMS), no RJ e em SP, além do festival Janela Internacional de Cinema do Recife, criado por ele, serve como referência para pensar em curadoria de cinema no Brasil de hoje”, afirma o curador do Cinema do Dragão.

Kleber Mendonça Filho

Nascido em Recife, tornou-se programador e crítico de cinema enquanto realizava curtas-metragens premiados internacionalmente. O Som ao Redor, seu primeiro longa-metragem de ficção teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, em 2012, e foi o representante do Brasil na corrida pelo Oscar. O The New York Times o listou entre os dez melhores filmes do ano. Seu segundo longa-metragem, Aquarius, estrelado por Sônia Braga, concorreu ao 69º Festival de Cannes, em 2016, antes de ser indicado ao César e ao Independent Spirit Award. Em 2019, Bacurau, codirigido por Juliano Dornelles, exibido em competição em Cannes, ganhou o Prêmio do Júri. Kleber também é programador de cinema do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro e em São Paulo e diretor artístico da Janela Internacional de Cinema do Recife.

Serviço

Cinema do Dragão apresenta “Percursos Curatoriais”, com Kleber Mendonça Filho
Data: 12 de agosto de 2021 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube
Acesso livre