PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Colégio do Corpo de Bombeiros do Ceará divulga edital para seleção de novos alunos

11 de agosto de 2021 - 16:49 # # # # # #

Ascom CBMCE

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ), instituição de ensino que faz parte da estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), está com processo seletivo aberto para o ingresso de novos alunos. As inscrições acontecem de 23 a 27 de setembro, no site da instituição. (https://www.cm.cb.ce.gov.br/concurso)

A seleção para o ano letivo de 2022 ocorre por meio de edital no formato de concurso público. Serão ofertadas 80 vagas. A seleção contemplará 40 vagas destinadas ao 1º ano do Fundamental 1; 20 para o 6º ano do Fundamental; e 20 vagas para o 1º ano do Ensino Médio.

Das vagas ofertadas, 50% serão destinadas, por ano escolar, ao preenchimento por candidatos aprovados considerados dependentes de militares e servidores do sistema de segurança, conforme inciso II do artigo 2º da Lei nº 12.999 de 14 de janeiro de 2000. As demais vagas, inclusive aquelas eventualmente remanescentes do percentual acima, ocupadas pelos demais candidatos classificados dependentes de civis e das forças militares, serão ocupadas seguindo a ordem de classificação no processo seletivo, considerando a ampla concorrência e observando o turno.

Inscrições

As inscrições não ocorrem de maneira presencial, mas na modalidade remota por meio do site do colégio militar, a partir do dia 23 de setembro. O requerimento de inscrição será on-line, no site. Durante a inscrição, o candidato deverá indicar a opção de ser selecionado como dependente nas opções indicadas como CBMCE, PMCE, PC-CE e Pefoce. A taxa de inscrição será no valor de R$ 25.

Prova de conhecimento

O candidato para o 1º ano do Ensino Fundamental 1 será submetido a uma prova subjetiva, com dez questões de língua portuguesa e dez questões de matemática. Na avaliação para o 6º ano do Ensino Fundamental 2, haverá uma prova objetiva de múltipla escolha, com 20 questões de língua portuguesa e 20 questões de matemática. O exame de conhecimentos será realizado em local, dia e horário previstos no cartão de inscrição, a ser disponibilizado para impressão, conforme disposto no anexo II do edital.

Prevenção da Covid-19

A seleção seguirá todos os protocolos do decreto estadual vigente visando à segurança dos candidatos e dos profissionais envolvidos no processo seletivo, conforme disposto no anexo IV.

Procedimento para a realização do exame

Os candidatos devem comparecer ao local de prova munidos de caneta esferográfica de corpo transparente ou incolor, com escrita ou tinta de cor preta ou azul, lápis preto, apontador, caixa de lápis de cor e borracha.

Resultado

O resultado da solicitação de inscrição será on-line. No ato da inscrição, um e-mail será encaminhado para o endereço fornecido. O candidato receberá usuário e senha.

Cronograma da seleção

20/09 – Solicitação de isenção;
21/09 – Recurso da isenção – (on-line).
22/09 – Resultado da solicitação de isenção (deferidas e indeferidas) e resultado do recurso de isenção (listagem no site e área do candidato).
23 a 27/09 – Solicitação de inscrição pela internet no site do colégio; solicitação para concorrer a vagas para dependentes; e solicitação de atendimento diferenciado. Resultado do recurso de inscrição on-line na área do candidato.
30/09 – Último dia para pagamento da taxa de inscrição.
01/10 – Divulgação do resultado parcial das solicitações de inscrição. Listagem no site do colégio.
19 a 27/10 – Recorrer ao indeferimento de inscrição em geral, on-line e na área do candidato.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, as demais datas serão planejadas a partir do número final de inscritos e divulgadas posteriormente na área do candidato e no site oficial do colégio.