Dia Internacional da Juventude: Como conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho

12 de agosto de 2021 - 13:30 # # # #

Ascom Sine/IDT - Texto

No Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta quinta-feira (12 de agosto), os jovens se veem diante de grandes desafios para inserção no mercado de trabalho. Isto porque, no Ceará, em 2020, eles representavam 54,1% dos desempregados, o equivalente a 268 mil pessoas, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

E então, como vencer esta barreira? Nesse período tão agitado da vida, quando os jovens são compelidos a decidir tantas coisas sobre o seu futuro, é preciso estar atento para as escolhas e não perder a esperança. Mudar sua mentalidade e se abrir para novas ideias e alternativas.

Dentre as dificuldades mais apresentadas pela juventude está o tão sonhado primeiro emprego ou a experiência profissional. “Caso ainda não tenha vencido esse imperativo da experiência, lembre-se que alternativas como grupos cooperativos, artísticos ou atividades voluntárias podem garantir contatos e boas referências para uma futura vaga”, orienta o gerente da Unidade do IDT/SINE Centro, Jidlafe Rodrigues.

Além disso, os jovens precisam estar atentos também à capacitação. “A demanda por atividades técnicas sempre existe e essas capacitações são importantes não apenas para a formação, na aquisição de novos conhecimentos, mas também podem ser uma oportunidade de mostrar o seu potencial para professores e colegas ou quem sabe para o empreendedorismo”, complementa Rodrigues.

“Além das competências técnicas, o jovem precisa estar atento aos aspectos comportamentais, tão importantes em uma seleção, especialmente àqueles relacionados à comunicação (escrita e verbal), a iniciativa e ao relacionamento com a equipe. Competências observadas durante as entrevistas por emprego”, alerta o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Vladyson Viana.

Os jovens que buscam uma oportunidade podem contar também com o IDT/SINE para conquistar sua vaga. O Instituto realiza o cadastro do trabalhador e encaminha para as oportunidades abertas. NO IDT/SINE também é possível realizar uma oficina de orientação para o mercado de trabalho e receber dicas sobre a elaboração do currículo ou o comportamento nas entrevistas.