Funcap: inscrições abertas para programa de bolsas de iniciação científica

12 de agosto de 2021 - 10:38 # # # #

Ascom Funcap

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), lançou a chamada 01/2021 para a inscrição de instituições interessadas em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT), que tem como principal objetivo despertar vocação e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária através de participação em projeto de pesquisa.

As bolsas concedidas pelo Programa BICT têm duração de até 12 meses e são distribuídas, por cotas, às instituições de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior para que elas desenvolvam ou deem continuidade à iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. A administração das cotas e a distribuição cabe às instituições, que definem seus critérios de análises para selecionar os alunos contemplados.

Para participar, as instituições devem obedecer a um dos seguintes critérios:

– Ter o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) via CNPq ou Funcap ou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do CNPq;

– Ter pelo menos um curso de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou ser instituição receptora de um Dinter (doutorado Interinstitucional) em andamento.

Instituições que não atenderem nenhum dos requisitos descritos deverão se qualificar mediante convênio com a Funcap. O número máximo de bolsas a ser concedido a cada orientador é 5 – incluindo os demais programas de bolsas de iniciação científico-tecnológica que já beneficiam a instituição.

Vale ressaltar que a inscrição deve ser feita somente por um(a) representante que tenha sido indicado(a) pelo gestor (ou dirigente máximo) da Instituição proponente do programa de iniciação científica. Para mais informações, a íntegra da chamada está disponível clicando aqui.