Praia Acessível se consolida como espaço inclusivo de lazer e socialização

12 de agosto de 2021 - 13:48 # # # # # # #

Ascom SPS - Texto
Tiago Stille - Ascom Casa Civil - Fotos

Enquanto entra na água, Émerson Damasceno lembra do período mais crítico da pandemia e da saudade imensa de entrar no mar. “É muito emocionante para mim estar aqui na reabertura do Praia Acessível e saber que este projeto fundamental volta a funcionar trazendo saúde e lazer para as pessoas com deficiência física ou com baixa mobilidade”, conta ele que é usuário do serviço e coordenador especial da Pessoa com Deficiência de Fortaleza. Uma iniciativa do Governo do Ceará, o Praia Acessível retomou suas atividades na manhã desta quarta-feira (11).

O serviço oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, além do suporte personalizado e seguro de cuidadores. O funcionamento será feito exclusivamente mediante agendamento, acontecendo de quarta-feira a domingo, de 9h às 13 horas, na Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata, ao lado do Aterrinho, em Fortaleza.

“Essa retomada é muito importante e só aconteceu porque a nossa primeira-dama do Estado, Onélia Santana, tem um compromisso muito grande com as políticas de inclusão no Ceará. Nós vamos, em breve, retomar com as outras estações para seguir levando acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência e pessoas idosas”, destacou Socorro França, secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Fora da água, André Nery também comemora o retorno do programa. “O Praia Acessível tem uma importância indescritível na minha vida, porque foi através dele que voltei a praticar esporte, tomar banho de mar e passei também a socializar de novo. Posso dizer que representou ter de volta a minha vida”, completa André, que através do programa passou a praticar power soccer, o futebol em cadeira de rodas. “Muitas pessoas com deficiência vêm não só para tomar um banho de mar, mas também para socializar, porque sentem que este é um espaço inclusivo”, destaca.

Vyna Leite, coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência da SPS, ressalta que a alegria em retomar as atividades da estação Praia de Iracema. “Estamos voltando gradualmente, nossos usuários podem agendar por e-mail ou presencialmente, e aqui a nossa equipe faz um cadastro e orienta sobre as medidas de segurança para utilizar nossos equipamentos”, pontua a coordenadora.

“Nós estamos muito felizes de retomar com este projeto social e inclusivo que é o Praia Acessível. Estar aqui hoje e ver a expressão de alegria no rosto do público atendido pelo programa não tem preço”, ressalta o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, que ainda lembrou que o programa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2019, na categoria turismo social, conceito pelo Ministério do Turismo.

Atendimento Agendado

O serviço atenderá, inicialmente, de forma individual mediante agendamento prévio pelo e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br ou na própria estação, na Avenida Beira Mar, 848. O projeto é idealizado pelo Governo do Ceará e conta, na Capital, com parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor).

O local dispõe de tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, vôlei e frescobol adaptados e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Governo do Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos do projeto, foram capacitados, dando total atenção aos banhistas. Os colaboradores estarão com máscara e luvas e, durante o banho de mar, com face shield.

Serviço

Funcionamento do Praia Acessível
Dias: Quarta-feira a domingo
Horário: 9h às 13h
Agendamento: Pelo e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br ou na Estação de Fortaleza, na Avenida Beira Mar, 848.
Endereço: Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata, ao lado do Aterrinho, em Fortaleza