Vinte e duas praias da orla fortalezense estão adequadas conforme novo boletim de balneabilidade da Semace

13 de agosto de 2021 - 14:16 # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto

Vinte dois trechos de praia do litoral fortalezense estão adequados para a prática banhista. É o que aponta o novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta sexta-feira (13/08). A Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) do órgão é responsável pelo monitoramento de 32 trechos da capital.

O documento possui três trechos que monitoram a orla. No litoral Leste, que permanece com mais pontos adequados para a recreação primária, 11 estão próprios, compreendidos entre o Farol até a rua Ismael Pordeus e os postos dos Bombeiros 01 ao 08, foz do Rio Cocó e Sabiaguaba. O Farol, localizado no documento pelo posto 11, está impróprio.

O trecho Centro, que mostra as praias do Mucuripe, Beira Mar e Praia de Iracema, possui seis pontos próprios: entre a foz do Riacho Maceió e Monumento dos Jangadeiros, Volta da Jurema, espigão da Av. Desembargador Moreira até o Aquário. Os postos 12 e 13, entre a Praia dos Botes, Farol, e entre um trecho do Monumento do Jangadeiro até a Praia dos Botes, estão impróprios. Por motivo de obras no local – que impedem realizar a coleta –, o trecho 16 não teve resultado.

Já o litoral Oeste, de acordo com boletim anterior, se mantém com quatro pontos favoráveis: entre as avenidas Philomeno Gomes e Alberto Nepomuceno, e Rua Padre Mororó. A praia da Barra do Ceará, um dos pontos mais procurados dessa região para recreações, está imprópria.

A Semace observa que ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo, são fatores que podem influenciar na qualidade das águas da orla.

A Superintendência recomenda, antes de qualquer recreação ao mar, que banhistas confiram o boletim de balneabilidade disponível no site da autarquia ou através do aplicativo Semace Mobile.

Confira o boletim completo no arquivo aqui.