Cagece implementa filtro com nova tecnologia no município de Barro

13 de agosto de 2021 - 15:03 # # # #

Ascom Cagece

A Cagece implementou novo filtro na Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito de Iara, na cidade de Barro. A melhoria vai contribuir para atender aos padrões de potabilidade de água exigidos pela legislação vigente. O filtro é um projeto-piloto idealizado pela própria equipe da Cagece.

Em operação desde julho deste ano, o novo dispositivo é capaz de filtrar até 26,5m³/h, e tem uma tubulação de maior resistência das que já eram utilizadas pela companhia. Com a melhoria, a ETA passa a ter uma tecnologia de dupla filtração (filtração ascendente seguida de filtração descendente), o que garante maior qualidade da água.

Aos moldes de um filtro já existente no mercado, o produto foi desenvolvido com materiais de baixo custo e com matéria prima de fácil acesso. O projeto foi validado pelo Prof. Dr. José Capelo Neto, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Gerência de Controle, Desenvolvimento e Eficiência Operacional da Cagece.

Por se tratar de um projeto piloto e de autonomia da equipe da unidade, o novo filtro garantiu a produção a baixo custo, sendo investidos em torno de R$ 1.300. Filtros com a mesma função chegam a custar cerca de 50 vezes mais no mercado.

O trabalho proativo da equipe viabilizou agilidade no processo de adequação da potabilidade da água, sem a necessidade de processos de licitações com outras empresas para executar o projeto. Para Alyne Gessick, Técnica de Operação e Manutenção, o pioneirismo da equipe foi possível pela confiança depositada pelos gestores. “Para seguir e concluir este projeto foi essencial ter líderes, que acreditam e apoiam novas ideias, que dão autonomia e liberdade para os profissionais”, ressalta.

Obtendo bom resultado, o novo filtro pode também ser replicado nas ETAs com vazão de até 26,5m³/h. A Cagece ressalta a importância do trabalho das equipes que estão constantemente buscando formas de garantir a manutenção e melhoria no abastecimento de água, colaborando com a qualidade de vida da população.