Caucaia registra redução de 27,9% nas mortes provocadas por crimes violentos em 2021

13 de agosto de 2021 - 17:09 # # # # #

Ascom SSPDS


Frequentes operações, fortalecimento do trabalho de inteligência e de investigação, bem como o reforço de equipes policiais para ações ostensivas e preventivas com o envolvimento de equipes multidisciplinares. Entre o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) estão as medidas supracitadas, que impactaram positivamente na redução dos indicadores criminais na cidade de Caucaia. A exemplo disso está a retração de 27,9% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que foram de 240 crimes para 173, nos sete primeiros meses deste ano.

O dado está inserido no balanço deste ano em toda a Região Metropolitana da Capital, que apresentou retração de 30,5%. No mesmo período de 2020 foram 800 crimes contra 556. No Ceará, o recuo foi de 26,8%, indo de 805 para 517. Os dados foram gerados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

Na manhã desta sexta-feira (13), a Secretaria da Segurança Pública deflagrou a primeira edição da Operação Sumé, no Residencial José Lino da Silveira, no bairro Araturi. A ofensiva tem o intuito de coibir práticas criminosas no município. Durante entrevista coletiva, o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, comentou sobre as ações permanentes e prioritárias no território. “Inicialmente, visamos identificar grupos criminosos que estejam atuando aqui nesse território. As ações prioritárias têm o objetivo ainda de reduzir cada vez mais os índices de criminalidade e também trazer o Estado para perto da comunidade”, disse o gestor.

Outros índices positivos

Outro balanço positivo foram os números de capturas, sejam por flagrantes ou por cumprimento de mandados em 2021. Ao todo, 796 pessoas envolvidas em crimes foram presas ou apreendidas. Quando se tratam de armas de fogo, as Polícias do Ceará retiraram 146 armamentos de circulação, conforme dados gerados pela Supesp, a partir de dados das delegacias da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Quando se fala em crimes patrimoniais, Caucaia registrou redução de 19,9% no balanço de 2021 (janeiro a julho). Foram 1.792 crimes contra 1.435.