Agosto Dourado: posto de coleta do HRSC agora recebe doações externas de leite humano

17 de agosto de 2021 - 11:07 # # # # # #

Isabelle Azevedo - Ascom HRSC - Texto


Isabelle Queiroz, de 28 anos, é uma das primeiras a aderir ao programa de doação de leite

O Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), agora está habilitado para receber doações externas de leite materno. A novidade é possível graças à vinculação do posto ao Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), em Fortaleza, que fará o processo de pasteurização.

Para o coordenador do Posto de Coleta de Leite Humano do HRSC, Adriano Silva, a vinculação com o BLH foi uma grande conquista para a unidade hospitalar. “Nós temos o serviço de posto de coleta desde 2019. Em princípio, ele era utilizado apenas pelas acompanhantes do eixo neonatal, pelas puérperas da Obstetrícia, com a intenção de garantir o aleitamento materno durante a hospitalização dos recém-nascidos, e pelas colaboradoras após o retorno ao trabalho para ordenhar aos próprios filhos”, explica o nutricionista.

A doação de leite humano ordenhado não ocorria devido à impossibilidade de fazer a pasteurização. A vinculação ao BLH vai permitir este processo. “Assim, passamos a distribuir leite humano pasteurizado para outros bebês, uma vez que o leite ordenhado cru deve ser ofertado exclusivamente para a criança da mãe doadora, não podendo haver a distribuição para diferentes crianças”, complementa Silva.

O leite doado é recolhido por um transporte do HRSC sempre às sextas-feiras e enviado para a pasteurização, realizada na Meac, em Fortaleza

Mãe da pequena Heloísa, Isabelle Maria Silva de Queiroz, de 28 anos, é uma das primeiras a aderir ao programa de doação de leite. “Um dos motivos que me levou a ser doadora foi me colocar no lugar dessas mães que, na maioria das vezes, não tem o leite suficiente para ofertar aos seus bebês, sem falar que o leite humano tem vários benefícios para o recém-nascido. Com a doação, ajudo na melhor recuperação para esses bebês”, reconhece.

Agosto Dourado

A abertura do PCLH para doações externas faz parte das ações do Agosto Dourado, mês de conscientização sobre aleitamento materno. Em alusão à campanha, a equipe do HRSC promove, de 24 a 26 de agosto, oficinas, palestras e rodas de conversa com mães e colaboradoras da unidade sobre técnicas de ordenha, insegurança na amamentação, ingurgitamento mamário e responsabilidade compartilhada na amamentação, entre outros temas.

O objetivo é informar, engajar e potencializar ações para proteger a lactação em todo o eixo materno-infantil do HRSC. “Aqui no HRSC, a gente tem focado muito na questão do aleitamento, não só no mês de agosto, mas durante todos os dias do ano, evitando que sejam prescritas fórmulas de forma desnecessária, apoiando essa mãe para que ela consiga alimentar exclusivamente seu bebê e para que todas as mães saiam de alta em aleitamento materno exclusivo”, pontua a médica da Neonatologia, Eucilene Oliveira.

Na próxima terça-feira (24), às 20h, haverá um webinário sobre aleitamento materno e técnicas de ordenha. O momento conta com a facilitação do coordenador do PCLH do HRSC, Adriano Silva, e de Fabíola Nunes de Sá, especialista em Obstetrícia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), mestre em Saúde da Mulher e da Criança pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e enfermeira do Banco de Leite Humano da MEAC.

Doações de leite humano

As doações de leite humano podem ser feitas por mulheres que estão em lactação e com crianças amamentando até os dois anos de vida; com produção de leite humano suficiente para continuar amamentando sua criança e realizar a ordenha, proporcionando alívio das mamas e a manutenção da produção do leite. É preciso estar atenta também às condições de saúde da doadora: não apresentar síndrome gripal, doenças infectocontagiosas e não fazer uso de medicações que contraindicam o aleitamento materno.

>> Veja onde doar leite humano no Ceará

“Com essa doadora, é realizado o cadastro, a análise do cartão de pré-natal e dos exames, justamente para verificar o estado de saúde atual e prévio da mãe. A partir disso, a mãe recebe orientações sobre biossegurança e condições higiênico-sanitárias, técnicas de ordenha e armazenamento do leite humano”, explica Adriano Silva.

As mães que têm interesse em fazer a doação podem entrar em contato com o hospital pelo telefone (88) 3406-1421 para realizar o cadastro e o agendamento da entrega do “kit doadora” em domicílio. Este kit é composto por frascos de vidro estéreis, equipamento de proteção individual e algumas orientações escritas para ajudar a mãe no processo de ordenha do leite. O recolhimento é feito uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, pelo HRSC.

Coleta de frascos

Além da doação de leite materno, a população em geral pode contribuir com a doação de frascos de vidro, do tipo “café ou papinha”, com tampas de plástico rosqueáveis, e em perfeito estado de conservação. Na instituição, o material será esterilizado e passará a compor o “kit doadora”, que será utilizado no armazenamento do leite que seguirá para a pasteurização.