Caucaia, Maranguape e Quixeramobim beneficiadas com brinquedopraças entregues pelo Governo do Ceará

18 de agosto de 2021 - 17:58 # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Ariel Gomes e Thiara Montefusco - Fotos

O Governo do Ceará entregou nesta quarta-feira (18) brinquedopraças e academias ao ar livre para os municípios de Caucaia, Maranguape e Quixeramobim. A solenidade virtual foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Governo do Ceará, e contou com a presença da primeira-dama Onélia Santana, da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e dos deputados estaduais Erika Amorim, Bruno Pedrosa, Osmar Baquit, Leonardo Pinheiro e Lucílvio Girão.

O investimento total dos três equipamentos é de aproximadamente R$ 480 mil, e as brinquedopraças fazem parte do Programa Mais Infância Ceará, política pública idealizada pela primeira-dama. Os espaços foram projetados para o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Ao todo, o Mais Infância Ceará já soma 293 equipamentos, sendo 148 brinquedopraças, 60 Centros de Educação Infantil, 36 brinquedocreches, 24 Praças Mais Infância, 20 Núcleos de Estimulação Precoce, duas estações do Praia Acessível, duas fábricas do Mais Nutrição e um Espaço Mais Infância.

“São brinquedopraças lúdicas, pensadas com muito carinho no desenvolvimento das crianças. Um espaço de lazer que proporciona qualidade de vida, a partir do momento em que as crianças têm oportunidade de brincar e estar com suas famílias, aprendendo a respeitar o próximo; ensina a criança e respeitar o meio ambiente e o espaço coletivo”, ressaltou Onélia Santana.

“Mais Infância é o maior programa de desenvolvimento infantil do Brasil e está no Ceará, premiado e reconhecido. Estamos entregando mais três equipamentos que promovem o desenvolvimento infantil das crianças e jovens do Ceará, pois é brincando que se aprende, e é exatamente em brinquedopraças como as que estamos inaugurando hoje que promovemos a integração da criança com a sua família”, apontou a secretária Socorro França. A primeira-dama do Ceará informou ainda que os três municípios, Caucaia, Maranguape e Quixeramobim, ainda serão contemplados com brinquedocreches, assim como cada um dos municípios do Ceará.

Conheça o espaço

Cada brinquedopraça tem 250m², com piso anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. A conservação da praça e a manutenção dos brinquedos é de responsabilidade da gestão municipal.

Aberta à população, a academia tem área total de 90m², e possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Desenvolvimento integral

Em Maranguape, a felicidade era evidente entre as mães presentes. Tanto para a aposentada Leuda Rodrigues, quanto para a comerciante Mônica Pinto, ambas com suas filhas, o momento é de agradecer pelos equipamentos. “É um divertimento para as crianças, melhora a saúde, e dá lazer para nossos pequenos”, disse Leuda. Para a comerciante, “muito mais que uma área de lazer, o local é muito importante não apenas para a diversão, mas também para o desenvolvimento e o convívio das nossas crianças”, afirmou.

Cuidado ambiental

O municípios de Caucaia, Maranguape e Quixeramobim receberam a doação e o plantio de mudas frutíferas, ornamentais e árvores nativas. Durante as entregas dos equipamentos, o plantio de árvores vem sendo realizado nos municípios cearenses pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), na promoção da educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável.

A iniciativa do Programa Mais Infância Ceará tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. Desde de 2019, foram realizados plantios de 3.000 mudas e mais de 2.800 mudas foram doadas para a população nas inaugurações destes equipamentos.