Comitiva do Pará conhece trabalho preventivo e ferramentas desenvolvidas pela SSPDS/CE

18 de agosto de 2021 - 10:28 # # # # #

Ascom SSPDS

Em continuidade à agenda de visitas na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará conheceram, nessa terça-feira (17), as ações preventivas realizadas pelas forças estaduais para combater as ações criminosas e garantir o bem-estar dos cearenses.

“Esse intercâmbio de experiências entre as polícias de estados diferentes, mas relativamente parecidos, é importante. Mostramos o trabalho exitoso realizado pelo Estado do Ceará, principalmente no enfrentamento e no combate de grupos criminosos em microterritórios”, destacou o major Messias Mendes, do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

O militar citou o trabalho de policiamento comunitário e integrado realizado pelo Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv) e pelo Grupo de Segurança Comunitária (GSC) para fortalecer a aproximação entre a comunidade e o Estado. “Nosso trabalho é se aproximar do cidadão, com ações multidisciplinares para compreender as demandas daquela comunidade. Esses policiais têm uma aceitação imensa. O feedback é positivo”, relata.

Representando as forças de segurança do Pará, o coronel Pedro Celso, chefe do Departamento-Geral de Operações da Polícia Militar do Estado do Pará, elogiou a expertise do Estado para atuar no combate ao crime. “Nós encontramos pontos semelhantes em alguns trabalhos realizados pelo Ceará, e estratégias interessantes como o CPRaio, que vai servir como base de análise para o sistema de segurança do Pará. Posso citar também a Supesp, que estimula pesquisas estatísticas para direcionar os policiais”, detalhou.

Supesp

Ainda pela manhã, os tenentes-coronéis Johann Mak Douglas Sales e Aldirley Farias, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, conheceram o Sistema de Georreferenciamento Operacional (SIGO). A ferramenta tecnológica, que foi idealizada, desenvolvida e implementada pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) para elaboração de rotas que serão utilizadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), com base no mapeamento dos hidrantes na região de uma ocorrência, foi recentemente premiada em um concurso organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Os oficiais paraenses demonstraram grande interesse em compartilhar o citado recurso operacional junto à realidade do estado do Pará, numa produtiva parceria voltada ao aprimoramento da segurança pública e cujo maior beneficiário é a sociedade”, comentou Ricardo Castanho, coronel do CBMCE e um dos idealizadores do Sigo.