Indicação de Procedência: Jaguaruana recebe certificação definitiva para redes de dormir

18 de agosto de 2021 - 15:09 # # # # #

Ascom Secitece

A certificação ganhou caráter definitivo após prazo de 60 dias para possíveis manifestações de terceiros acerca da concessão do título, que é dado pelo Inpi

As redes de dormir fabricadas em Jaguaruana conquistaram o selo, agora em caráter definitivo, de “Indicação de Procedência”. A cidade é a primeira do Ceará a receber a certificação, por meio do trabalho da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), realizado pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec). O secretário Inácio Arruda e o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, celebraram a conquista, informada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) esta semana.

De acordo com o documento enviado pelo Inpi, é dado um prazo de 60 dias para possíveis manifestações de terceiros acerca da concessão do título. Sendo assim, o selo, que havia sido publicado no final do mês de maio na Revista da Propriedade Industrial (RPI), ganhou caráter definitivo após o período.

“As redes de dormir de Jaguaruana movimentam a economia, não só do município, mas de todo o Estado. A conquista definitiva desta certificação atesta o reconhecimento do Inpi de que o produto, genuinamente cearense, possui características específicas e critérios de qualidade que vão garantir diferencial competitivo inovador e visibilidade no mercado. Nossos parabéns à ‘Terra da Rede’!”, comemorou Inácio.

Saiba mais

Indicação Geográfica (IG) é um título de propriedade industrial que reconhece, nacionalmente, determinado produto ou serviço por possuir características específicas de um território, seja por fatores naturais ou humanos.

O município de Jaguaruana é amplamente conhecido como “a terra da rede”. A fama marca seu caráter identitário desde os remanescentes indígenas até os dias de hoje.

Na cidade, a rede está presente até nos símbolos oficiais: no hino e no brasão da bandeira, de 1890. A produção de redes movimenta toda a economia do município e faz parte da vida diária de Jaguaruana.