SSPDS e Sebrae realizam seminário com foco na segurança e empreendedorismo social

18 de agosto de 2021 - 16:10 # # # #

Ascom SSPDS

Dando continuidade às ações de parceria entre instituições, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promove, nesta quinta-feira (19), um seminário com o tema “Segurança Participativa”. A iniciativa é promovida junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE). Na ocasião, uma palestra com foco em empreendedorismo e participação social será ministrada de forma virtual, pelo canal da SSPDS, às 18 horas, no YouTube.

A ideia do workshop é destacar as iniciativas voltadas à capacitação de comunidades para fomentar o empreendedorismo social. O objetivo é focar no fortalecimento dos pequenos negócios e o desenvolvimento econômico de regiões mais vulneráveis. O coordenador da Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da SSPDS, tenente-coronel PM Bernardo Aguiar, falou sobre a importância da parceria com o Sebrae para a pacificação desses territórios.

“A cooperação representa uma ponte importante no desenvolvimento de iniciativas capazes de auxiliar na prevenção da violência em alguns territórios mais vulneráveis. Como, por exemplo, dar um suporte técnico aos pequenos negócios, o reforço na economia local, a criação de oportunidades e a estruturação de redes de cooperação. Tudo isso complementado com o fortalecimento das lideranças, somado à responsabilidade social. Portanto, não há dúvida do valor dessa cooperação técnica para a defesa social de comunidades vulneráveis. Assim, seguiremos juntos, sempre somando esforços e compartilhando responsabilidades para prevenir crimes e auxiliar na pacificação dos territórios”, concluiu ele.

Além do gestor da Codes, tenente-coronel PM Bernardo Aguiar, a palestra será ministrada também pelo diretor técnico do Sebrae, Alci Porto. A transmissão será realizada pelo canal “SSPDSTV”, no Youtube.

Coordenadoria de Defesa Social

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tem como foco prioritário de sua gestão o fortalecimento dos laços de cooperação entre as comunidades e os órgãos responsáveis pela segurança pública, tendo o objetivo permanente de difundir a cultura de paz e fomentar a participação da sociedade na prevenção social dos crimes e das violências, sem esquecer a importância das parcerias e do diálogo intersetorial.

Nesse sentido, a Coordenadoria de Defesa Social tem a missão institucional de estruturar e apoiar os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) na Capital e no interior do Estado, inserindo-os em um conjunto de iniciativas relacionadas ao movimento da segurança participativa, sempre com o propósito de estabelecer parcerias proativas entre povo e polícia.

É importante registrar que cada CCDS criado ou reestruturado envolve um amplo processo de mobilização, sensibilização e estruturação comunitária, ensejando o desenvolvimento de diversas ações acessórias, entre elas, a demarcação de áreas prioritárias de atuação, o mapeamento de forças amigas, a identificação de fragilidades e as potencialidades locais, bem como a constante adequação de planejamentos e abordagens às especificidades culturais e sociais das áreas trabalhadas.