HGF disponibiliza centro de referência para aplicação de imunobiológicos especiais

19 de agosto de 2021 - 12:28 # # # # # # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF - Texto e Fotos

A utilização do serviço é gratuita, mas requer prescrição médica confirmando a necessidade de aplicação do imunobiológico especial

A partir deste mês de agosto, portadores de doenças crônicas ou imunodeficientes passam a contar com mais um Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) no Ceará. O serviço, que oferece vacinas diferenciadas para grupos especiais, acaba de ganhar espaço no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O objetivo é descentralizar o atendimento.

“Os Cries foram concebidos para atender um público que necessita de doses de vacinas especiais, não oferecidas habitualmente nas salas de vacina da rede pública”, explica a pediatra e assessora técnica da Célula de Imunização da Sesa, Surama Elarrat. Incompatibilidade etária com os imunobiológicos comuns oferecidos e necessidade de doses diferenciadas são alguns dos principais motivos que levam as pessoas aos Centros, ressalta a médica.

A utilização do serviço é gratuita, mas requer prescrição médica (de atendimento público ou particular) confirmando a necessidade de aplicação do imunobiológico especial do Crie. Entre as mais de 50 indicações para vacinas, estão pacientes com doenças crônicas congênitas ou adquiridas que comprometem o sistema imunológico, como HIV/aids, câncer, cardiopatia, diabetes mellitus e hipertensão.

A implantação do novo equipamento faz parte de um projeto da Sesa de ampliação dos serviços de imunização. “Estamos descentralizando agora com o HGF para facilitar o acesso desses pacientes a essas vacinas, para que fiquem cobertos e protegidos”, reforça a assessora técnica.

No Ceará, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), também da Rede Sesa, já conta com um Crie desde o início do projeto do Ministério da Saúde (MS), em 1993.

Atendimento a pessoas que apresentam eventos adversos a qualquer vacina também é atribuição do Centro

Reforço no atendimento da unidade

A chegada do Crie ao HGF também reforça a assistência aos pacientes da própria unidade. “É um serviço que vem atender a uma demanda tanto da internação quanto dos ambulatórios”, ressalta a enfermeira responsável pelo Centro do hospital, Arilene Cândida. “Um benefício muito grande para pacientes de ambulatórios como os de Suporte de Vida a Imunodeprimidos (SVI), Prematuros e Transplantados”, exemplifica.

Natural de Pacajus, a 51 Km da capital, o técnico em eletrônica Francisco José Cruz, de 62 anos, pôde receber dose de uma das vacinas especiais durante atendimento no Ambulatório de Transplantados do HGF. “Tentei tomar essa vacina no posto [de saúde], mas não estava disponível. Liguei para o Hospital Albert Sabin e me informaram que tinha sido inaugurado um Crie no HGF, onde sou atendido. Deu tudo certo e fui muito bem atendido”, relata.

Atendimento a pacientes com eventos adversos a vacinas

Também é atribuição dos Cries o atendimento a pessoas que apresentam eventos adversos a qualquer vacina. “Nesse caso, é importante que o paciente vá até o Crie para relatar os eventos. A partir daí, é feita uma investigação para esclarecimento do caso e tomada de decisão”, ressalta Surama Elarrat.

Como explica a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, esses registros são importantes para entender o comportamento das vacinas nos mais diversos quadros clínicos. “É um serviço primordial, principalmente agora que estão chegando vários imunobiológicos contra a Covid-19. Precisamos acompanhar atentamente”, pontua.