Novo fluxo é estabelecido para concessão de órteses e próteses para pacientes regulados

20 de agosto de 2021 - 11:15 # # # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto
Fabio dos Santos - Arte gráfica:

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) estabelece novo fluxo para concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) de pacientes regulados. A estratégia faz parte dos eixos de regionalização e acesso facilitado da Plataforma de Modernização da pasta. A mudança possibilitará mais segurança ao usuário do serviço de saúde, que será atendido por uma equipe especializada, proporcionando também menor desistência do uso dos itens, além de otimizar o uso dos recursos públicos.

A partir de agora, o paciente é regulado pelas secretarias municipais para a policlínica onde é atendido por uma equipe especializada que identifica o tipo de órtese, prótese ou meio auxiliar de locomoção que necessita. A solicitação é realizada por meio de cadastro no sistema Benefício Cidadão da plataforma Saúde Digital. “Sem a necessidade de deslocamento do paciente até a sede da Sesa, como anteriormente”, comemora Thaís Facó, coordenadora de Atenção à Saúde da pasta.“Com o atendimento realizado por equipe especializada a solicitação da OPM é mais qualificada, garantindo que o produto contribuirá para a melhoria da qualidade de vida e saúde do paciente”, reforça.

Anteriormente, os pedidos eram feitos diretamente à Sesa, com aberturas de processos administrativos. A entrega dos itens acontecia sem habilitação para utilização do produto.“O diferencial deste novo fluxo, além da regionalização e qualificação do atendimento, é a possibilidade de o paciente receber o atendimento de habilitação voltado à plena utilização da OPM”, afirma a coordenadora.