Terceira temporada do “Nós no Batente” estreia neste sábado (21), às 18h, com a Vetinflix
20 de agosto de 2021 - 14:20 #diversidade #interior #Nós no Batente #periferia #Pluralidade criativa #Porto Dragão #Vetinflix
Ascom Porto Dragão - Texto
O Viver de Arte volta com boas e novas histórias em mais uma temporada de 16 episódios da série documental produzida pelo Porto Dragão. Da periferia da capital ao interior do Ceará, o programa inspira com a diversidade de estilos e pluralidade criativa dos personagens.
O programa “Nós no Batente” apresenta o Viver de Arte no Ceará de diversas formas, olhares e linguagens. Nesta terceira temporada, 16 episódios cheios de inventividade e afeto serão apresentados quinzenalmente a partir deste sábado (21), às 18h, inspirando por meio dos saberes populares, dos territórios criativos e de tudo mais que é plural, transversal e diverso na arte e na cultura cearense. Todo o programa pode ser acompanhado através do Youtube do Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Desde 2020, o Centro Cultural Porto Dragão investe na produção de conteúdo próprio, valorizando as artes cearenses. A série “Nós no Batente” surgiu dessa vontade de investigar e compartilhar o Viver de Arte no Ceará através das histórias desses grupos e pessoas que são, de fato, os protagonistas da cena artística no Ceará. “Durante nosso planejamento, tivemos uma grande atenção em trazer questões das políticas públicas e pautas que são valiosas para nós, como a diversidade, a pluralidade e a descentralização das nossas ações”, contextualiza a gestora cultural Helena Barbosa, que assumiu a gerência executiva do Centro Cultural Porto Dragão em 2021.
Confira o teaser da 3ª temporada aqui.
Episódio de estreia – VETINFLIX
Movimentando e contando histórias da juventude na periferia, a produtora Vetinflix rompe o estigma de ‘pivetes’ com humor e arte. Auto-estima, representatividade e incentivo à formação profissional e cultural são pautas que inspiram a travessia do grupo que mostra o universo dos “vetim”, o jovem da ‘quebrada’ da capital cearense. Funcionando como uma espécie de hub de artistas da periferia, o Vetinflix compartilha sua trajetória e percepções neste episódio de estréia do “Nós no Batente” em sua terceira temporada através das falas de figuras como Leo Suricate, Talmon Lima, Princesinhas da Favela e outros.
A estreia oficial acontece de forma online, no sábado, às 18h. Como evento restrito, a fim de atender aos protocolos de segurança contra a COVID-19, às 11h acontecerá uma exibição para os artistas participantes da temporada no Cinema do Dragão do Mar. Uma forma de celebrar e provocar estes encontros entre essas tantas histórias que se cruzam ao longo do programa.
“Nós no Batente” e sua terceira temporada
O programa “Nós no Batente” é uma série documental que explora o Viver de Arte no Ceará através das perspectivas, trajetórias e vivências de artistas, grupos, coletivos artísticos, além de Mestres da Cultura, nossos guardiões do saber da cultura popular. Em sua terceira temporada, esse viver artístico é observado pelo olhar da criação e da construção de imaginários possíveis misturando diversas linguagens. Com 16 episódios, a série estreia neste sábado, 21 de agosto, às 18h no Youtube do Porto Dragão e seguirá com novos episódios quinzenalmente.
Além do Vetinflix, grupo do primeiro episódio, passarão pelo “batente” do programa histórias como as das bibliotecas comunitárias Livro Livre Curió e Biblioteca Comunitária Sabiá, do rapper Erivan Produtos do Morro, do artista de rua Eduardo Show, das produtoras do grupo Princesinhas da Favela, da atriz e cantora trans Yara Canta, da cultura indígena de Benício Pitaguary, dos museus Toinha do Quilombo Água Preta e Dim Brinquedim, da cultura popular das Mulheres Indígenas Protegidas dos Orixás, do Reisado de Caretas de Potengi e do Mestre Françuli, do movimento social do Terreiro das Pretas e do design e cuidado manual do artesanato de Dona Tarina de Cascavel e das jóias do Rabelo de Quixeramobim.
São talentos diversos, de linguagens múltiplas e territórios criativos espalhados por todo Ceará. O “Nós no Batente” viajou por vários locais e, agora, apresenta o resultado dessa busca em episódios intensos e acessíveis a todas as pessoas, investindo em práticas de Acessibilidade Cultural como a interpretação em LIBRAS, legendas e audiodescrição assinada pelo músico, compositor, arranjador e intérprete Hélio Ziskind.
Temporadas disponíveis
O público pode conferir as duas temporadas já existentes com mais de 20 episódios disponíveis no Youtube do Porto Dragão. A 1ª temporada mostra um recorte das artes cênicas cearenses com 10 episódios e a 2ª teve gravações que viajaram pelos quatro cantos do Estado, explorando as outras centralidades do Ceará, com 12 episódios. Todos com interpretação em LIBRAS e audiodescrição.
Serviço
Nós no Batente – 3ª temporada
Estreia do Episódio 01 com Vetinflix
21/8, sábado, às 18h
Youtube.com/PortoDragao