Cineteatro São Luiz celebra Dia da Cultura Popular com homenagem a Gilmar de Carvalho

23 de agosto de 2021 - 10:22 # # # # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz - Texto

Como parte da programação “Viva Gilmar, Viva a Cultura Popular” que o Cineteatro São Luiz promove neste mês de agosto, na terça-feira (24), às 17h, será exibido virtualmente o filme “Gilmar”, produzido pela TV Unifor, seguido por uma conversa e uma celebração de amigos à vida e à atuação do professor Gilmar de Carvalho em diferentes campos artísticos e culturais. No mesmo evento, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) lançará o livro “Memorial Gilmar de Carvalho”, idealizado por Mona Gadelha e Fabiano Piúba e com mais de 60 depoimentos.

O filme “Gilmar” tem roteiro, produção e direção de Larissa Estevam e Raul Felipe e direção geral de Max Eluard. Produzido pela TV Unifor – Universidade de Fortaleza -, da Fundação Edson Queiroz, o documentário resgata a memória local por meio da figura de um homem que era a própria memória da cultura cearense: Gilmar de Carvalho.

Após a sessão, tem início a live “Viva Gilmar”, que logo no início trará o lançamento de um livro homenagem da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em formato digital, um Memorial para celebrar a vida e a obra de Gilmar. O livro reúne afetos por Gilmar, uma série de textos assinados por artistas, jornalistas, professores e admiradores. O Memorial estará disponível no site na data do lançamento. A live seguirá com mediação da jornalista Izabel Gurgel e contará com a participação do Secretário da Cultura do Estado do Ceará (Secult) Fabiano Piúba, da curadora e artista visual, Dodora Guimarães, e da professora Elba Frota Ramalho. A atividade terá acessibilidade em libras.

Homenagem

No dia 22 de agosto se comemora o Dia da Cultura Popular, Em alusão a data, o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza uma programação especial em que homenageia o legado do grande guardião da cultura brasileira, Gilmar de Carvalho. Ele foi jornalista, publicitário e pesquisador da cultura cearense, faleceu em abril deste ano vítima de Covid-19.

Serviço

Programação “Viva Gilmar, Viva a Cultura Popular”

Dia 24/8
Às 17h [Exibição Especial | Cinema] “GILMAR”

Às 18h [Live] “Viva Gilmar” – bate-papo ao vivo com o secretário Fabiano Piúba, a curadora Dodora Guimarães, a professora Elba Frota Ramalho e mediação de Izabel Gurgel
+ lançamento do livro “Memorial Gilmar de Carvalho”, idealizado por Mona Gadelha e Fabiano Piúba.
Acessibilidade: Intérprete de Libras
Onde: no site www.cineteatrosaoluiz.com.br e no canal de YouTube