Descentralização: Superintendências Norte e Litoral Leste iniciam Rede de Vigilância

23 de agosto de 2021 - 13:46 # # # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto
Fabio dos Santos - Arte gráfica

A regionalização dos serviços de saúde, com a descentralização das políticas voltadas para as ações da área, é uma das iniciativas da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A estratégia, em curso desde a implantação da Plataforma de Modernização, tem apresentado avanços importantes, como a ampliação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) para as cinco Regiões de Saúde cearenses. A partir desta semana, duas unidades-piloto do Centro começam a funcionar junto às Superintendências Norte e Litoral Leste. Na terça-feira (24), às 10h, haverá cerimônia de lançamento das novas estruturas na sede do Cievs Estadual, na rua Oto de Alencar, 193, no Centro da cidade.

A ampliação da Rede de Vigilância para as Regiões de Saúde possibilitará respostas mais rápidas às demandas de emergência em saúde pública. “Com a descentralização, além do retorno mais ágil, a Rede poderá traçar estratégias de vigilância em saúde mais eficazes, com monitoramento de eventos inusitados”, contextualiza Ricristhi Gonçalves, coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção da Sesa.

O Cievs é responsável pela condução das atividades de monitoramento de crises agudas, incluindo o controle de situações sentinelas e apoio oportuno e efetivo de emergências epidemiológicas, facilitando a formulação de respostas rápidas e integradas nas diferentes esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada nova unidade receberá equipamentos para auxiliar o trabalho dos técnicos, como computadores, tablets, radiocomunicadores e TVs.

Cievs

O Centro de Informações também atua na identificação de emergências em saúde pública por meio de análises de dados e mineração de informações nos principais meios de comunicação; no aperfeiçoamento dos mecanismos de triagem; na verificação e análise de riscos, além de notificações para identificar e desencadear resposta a emergências epidemiológicas.

A orientadora da Célula de Informação e Respostas às Emergências em Saúde Pública (Cerem), Sheila Santiago, informa que “os surtos e epidemias precisam de respostas rápidas e imediatas”. “A descentralização para as Superintendências faz com que a identificação seja rápida e com respostas adequadas, reduzindo risco à saúde da população cearense”, complementa.

Além da elaboração de informes e alertas para subsidiar a comunicação de riscos e apoio às áreas técnicas da Sesa, Superintendências e Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) formulam Planos de Respostas a Emergências em saúde pública e atuam no desenvolvimento das capacidades básicas de vigilância e resposta.