Dragão do Mar lança ciclo programático em homenagem ao Dia Estadual do Vaqueiro

23 de agosto de 2021 - 10:58 # # # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Dragão do Mar - Texto

Até 31 de agosto, o Museu da Cultura Cearense lançará pesquisas, produções audiovisuais e entrevistas nos canais de comunicação do Dragão e do MCC

Celebrando o Dia Estadual do Vaqueiro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), abriu o Ciclo “Mestras e Mestres da Cultura do Ceará: memória, tradição e identidade” no domingo (22), uma homenagem a essas matrizes da nossa cultura popular, a partir de uma incursão pelo acervo do MCC. Até 31 de agosto, ações educativas, pesquisas e produções audiovisuais e entrevistas serão lançadas nos canais de comunicação do Dragão e do Museu. Inéditos, os conteúdos foram gravados em agosto.

O MCC iniciou a Exposição Mestras e Mestres da Cultura – Acervo MCC com o vídeo Dina Martins – parte 1, que traz um registro da Mestra da Cultura falando sobre a cultura dos vaqueiros, as articulações políticas e a defesa desta importante tradição para cultura cearense e brasileira. É a vaqueira também que encerra a programação no dia 31 deste mês, com a segunda parte do episódio, onde fala sobre o sertão, a paisagem, a cultura do couro e, principalmente, sobre sua vida de vaqueira.

Ao longo dos próximos dias, Mestras e Mestres da Região do Cariri, nomes como José Maurício dos Santos, Françuli, Maria de Lourdes Cândido e Espedito Seleiro, também serão homenageados com conteúdos informativos e audiovisuais que trazem relatos de suas vivências e reflexões sobre tradição, o popular e a contemporaneidade.

Nos dias 23, 24 e 30 de agosto, o Museu realizará também novas edições virtuais do programa “Museu vai à escola (on-line)”, ações formativas direcionadas para professores e educadores, que serão ministradas, respectivamente, pelos Mestres Dina Martins e Espedito Seleiro e pelo professor convidado Titus Riedl. O acesso é gratuito e livre, mediante inscrição prévia.

O Ciclo

O programa de atividades busca revisitar, por diferentes perspectivas e plataformas, os diferentes saberes, tradições, materiais, ancestralidade, dessas matrizes da cultura brasileira. As produções dialogam ainda com ‘Vaqueiros’, exposição de longa duração que foi renovada e que, em breve, será reaberta ao público com protocolos. Estruturadas a partir da pesquisa e investigação do acervo do Museu da Cultura Cearense, as ações serão desdobradas em ocupações virtuais e presenciais que terão continuidade ao longo deste ano e em 2022.

Programação

23 de agosto
18h – Museu vai à escola (on-line), com a Vaqueira e Mestra Dina Martins
Em plataforma fechada para inscritos
Inscrições: bit.ly/MVE_dinamartins

24 de agosto
18h – Museu vai à escola (on-line), com o Mestre Espedito Seleiro
Em plataforma fechada para inscritos
Inscrições: bit.ly/MVE_ espeditoseleiro

27 de agosto
18h – Exposição Mestras e Mestres da Cultura – Acervo Mcc – vídeo com os Mestres José Maurício dos Santos e Francisco Dias de Oliveira – Françuli
No YouTube do Dragão

28 de agosto
18h – Exposição Mestras e Mestres da Cultura – Acervo Mcc – vídeo com os Mestres José Maurício dos Santos e Francisco Dias de Oliveira – Françuli
No YouTube do Dragão

Postagens sobre Maria de Lourdes Cândido
No Instagram do MCC (@mcc_dragaodomar)

29 de agosto
18h – Exposição Mestras e Mestres da Cultura – Acervo Mcc – vídeo com o Mestre Espedito Seleiro
No Youtube do Dragão

30 de agosto
18h – Museu vai à escola (on-line), com o pesquisador Titus Riedl
Em plataforma fechada para inscritos
Inscrições: bit.ly/MVE_titusriedl

31 de agosto
18h – Exposição Mestras e Mestres da Cultura – Acervo Mcc, com o vídeo “Dina Martins – parte 2”
No YouTube do Dragão

Serviço

Mestras e Mestres da Cultura do Ceará: memória, tradição e identidade
Período: Até a 31 de agosto de 2021
Horário: 18h
Exibição: Canal do Dragão no YouTube e no Instagram do MCC (@mcc_dragaodomar)
Acesso gratuito e livre