PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ciência Itinerante: 2ª edição começa com novos monitores e novas áreas do conhecimento

24 de agosto de 2021 - 17:14 # # # #

Ascom Secite

Nesta nova fase, as atividades estão sendo voltadas para os participantes do concurso Ceará Faz Ciência

O projeto Ciência Itinerante, que populariza o conhecimento científico entre crianças e jovens cearenses, está com novidades. A segunda edição do projeto inicia com a estreia dos novos monitores, selecionados por meio de edital, que passam a integrar o time de apresentadores dos experimentos lúdicos e interativos exibidos durante os eventos do projeto.

A outra novidade é a inclusão de novas áreas do conhecimento às apresentações. Além de disciplinas como Química, Física e Biologia, foram incorporados assuntos como Sociologia (Ciências Humanas) e Medicina (Ciências da Saúde) nas atividades do projeto.

O Ciência Itinerante é composto por um ônibus-laboratório especialmente projetado e por monitores que realizam demonstrações e experimentos. Porém, por conta da pandemia da Covid 19, as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota, através de videoconferências. Assista aqui ao vídeo de apresentação do projeto.

Atividades exclusivas

A coordenadora do projeto Ciência Itinerante, Flaviana Pereira, explica que nesta nova fase as atividades são voltadas para os participantes do “Ceará Faz Ciência”, concurso estadual que movimenta alunos e professores de escolas públicas e privadas.

“Os estudantes que participaram do Ceará Faz Ciência estão tendo a oportunidade de desfrutar de apresentações exclusivas, que incentivam esses jovens e seus professores/orientadores a adotarem técnicas e instrumentos inovadores dentro dos seus experimentos. A ideia é estimular esse público a seguir carreiras científicas e tecnológicas”, complementa Flaviana.

O Ciência Itinerante é uma iniciativa da Secitece e integra o Programa de Popularização da Ciência desenvolvido pela secretaria. O projeto conta com o apoio do MCTI/CNPq.