No Dia do Soldado, o reconhecimento ao trabalho valoroso de homens e mulheres que fazem parte da Segurança Pública do Ceará

25 de agosto de 2021 - 11:07 # # # # # #

Ascom SSPDS -Texto

“Raça de Fortes, Povo de Bravos”. Como bem diz a canção da Polícia Militar do Ceará (PMCE), fortes e bravos são os homens e mulheres, profissionais da Segurança Pública, que doam suas vidas em prol de um serviço de qualidade que é prestado diariamente para o povo cearense. Na data de hoje, 25 de agosto, dia em que se comemora o Dia do Soldado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) homenageia todos esses profissionais.

O dia 25 de agosto foi escolhido para comemorar o Dia do Soldado em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Militar brasileiro e Patrono do Exército, o Duque de Caxias conhecido como O Pacificador. Ele foi um dos maiores vultos da história do Brasil e, seguindo seu exemplo, muitas pessoas têm o sonho de servir à sociedade. Ser soldado é o objetivo de muitos. Uma oportunidade que pode fazer você crescer pessoalmente e profissionalmente, vivenciando experiências inimagináveis.

“Quero enfatizar o orgulho que eu sinto e a honra de vestir a farda da Polícia Militar do Ceará. Essa corporação secular não tem só a atribuição de fazer prisões e apreensões, a fim de garantir a sensação de segurança para a sociedade, mas ela acaba se envolvendo em diversas ocorrências como resgates e partos, por exemplo. Muitas vezes somos psicólogos, padres, enfermeiros e médicos. Nós, policiais, mesmo com o risco da própria vida, não medimos esforços para poder servir e proteger a sociedade cearense. Nosso trabalho é insubstituível, por tudo que fazemos para garantir a ordem pública e a manutenção da paz social”, relata Karine Monteiro, soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) desde 2017.

Ser soldado é uma missão de vida, uma vocação. E a sociedade sabe da importância dessa profissão, que é imprescindível para o funcionamento da ordem pública. Karine, assim como todos os profissionais da segurança pública, precisou ter garra para conquistar seu principal objetivo: seguir a carreira de soldado da PMCE. Para ela, a palavra que resume bem essa conquista, é superação. “O processo não é fácil, é árduo, mas é muito satisfatório e compensa”, afirma a policial militar.

Mariana Isabel, soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) afirma que “o bombeiro atua na prevenção ou na prestação de socorro, ou seja, antes que algum infortúnio aconteça o bombeiro militar já está atuando nos sistemas preventivos de todas as estruturas públicas ou privadas. Contudo, quando a adversidade já está em andamento, o profissional atende ao chamado prontamente. Isso pode ser visto diariamente quando um banhista se afoga em águas perigosas e o guarda-vidas prontamente o resgata, quando uma residência, um automóvel ou um comércio entra em chamas e os combatentes diligentemente cessam o fogo; quando uma família fica presa às ferragens de um carro em um acidente de trânsito e rapidamente são atendidos pelos bombeiros do salvamento e do resgate; quando o infortúnio é em altura e o bombeiro está lá; quando é em profundidades dos mares e dos rios e ele alcança; quando alguém tenta contra a própria vida a equipe também está preparada. Nos ambientes hostis e insalubres, nos cenários mais difíceis e inusitados, o bombeiro está pronto para salvar e proteger vidas e riquezas”, ressalta a militar que ingressou na corporação em 2015.

Nessa data tão especial, a SSPDS reconhece e homenageia todos os integrantes da Segurança Pública, que são os soldados do nosso estado, que garantem a segurança e a tranquilidade do povo cearense. Homens e mulheres de garra que merecem todo o reconhecimento pelo trabalho árduo que é realizado todos os dias, visando sempre a paz social.

Oportunidade

No dia 2 de agosto, o Governo do Estado do Ceará lançou um novo edital para o concurso público da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para o cargo de soldado. O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana, com a presença do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira.

As inscrições começaram no dia 16 de agosto e seguem até o dia 15 de setembro. Serão 2 mil vagas destinadas a candidatos com ensino médio completo, com salários de R$ 4.192,72. Ao todo, serão ofertadas 1.360 vagas em ampla concorrência para o sexo masculino e 240 para o sexo feminino e o candidato deve ter idade igual ou superior a 18 anos, e na data de inscrição, ter idade de até 29 anos, 11 meses e 29 dias.