Cineteatro São Luiz realiza leitura dramática de texto de Gilmar de Carvalho

26 de agosto de 2021 - 17:05 # # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Henrique Kardozo - Foto

A faixa de programação “Primeira Versão” do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), traz aos espectadores uma leitura dramática especial nesta semana. Se trata do texto “O dia em que vaiaram o Sol na Praça do Ferreira”, do jornalista e escritor Gilmar de Carvalho, homenageado do mês pelo Cineteatro em referência ao Dia da Cultura Popular (Dia do Folclore). O espetáculo tem direção de Andreia Pires e estreia virtualmente neste sábado (28), às 17h. Após a leitura dramática, inicia-se um bate-papo ao vivo com a diretora do espetáculo e o dramaturgo Ricardo Guilherme, a mediação será realizada pelo jornalista e professor Magela Lima.

Em todas as edições o “Primeira Versão” entrega a proposta de ser um espaço de encontro e provocações entre artistas, um verdadeiro palco virtual onde dramaturgos e atores se encontram por meio da leitura dramática de um texto. Nesta edição, a artista Andréia Pires revisita e apresenta uma versão inédita do texto “O dia em que vaiaram o Sol na Praça do Ferreira”. Embalada pela luz vibrante do carnaval cearense, entre a marcação do relógio da Praça do Ferreira e os galpões coloridos das agremiações, surge uma narrativa musical marcada pelo sonho e pelo alvorecer no centro da capital. O elenco é formado por Larissa Gomes, Sol Moufer, Gyl Giffony e Felipe de Paula. A apresentação também conta com a participação dos músicos: Michael Rodriguez, Pedro Madeira e Tiago Nogueira.

Bate-papo ao vivo

A obra escrita e encenada será debatida em live que ocorre após a exibição da leitura dramática. Conheça os participantes:

Andréia Pires é Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará, graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2009), pesquisou os procedimentos de Composição em Tempo Real com o Coreógrafo João Fiadeiro (2011) formada pelo Curso Técnico em Dança, do Centro Cultural Dragão do Mar / SESC-Senac (2010). Foi indicada ao prêmio APCA de melhor Coreógrafa 2019, e escolhida como Artista em Foco da MIT BR 2020.

Ricardo Guilherme é ator, dramaturgo e diretor teatral, com uma teatrografia de mais de duzentos espetáculos realizados, em cinco décadas de atividade, numa trajetória nacional e internacional que inclui um prêmio de dramaturgia concedido em 1987 pela UNESCO.

Magela Lima é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará, possui mestrado e doutorado em Teatro, com pesquisas desenvolvidas junto à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e à Universidade Federal da Bahia. Tem como principal área de interesse acadêmica os estudos históricos sobre a produção teatral no Brasil. É autor de “Os Nordestes e o Teatro Brasileiro” (2019), publicado pela Paco Editorial.

Programação Viva Gilmar, Viva a Cultura Popular

No dia 22 de agosto se comemora o Dia da Cultura Popular, em alusão a data, o Cineteatro São Luiz realiza uma programação especial em que homenageia o legado do grande guardião da cultura brasileira, Gilmar de Carvalho. Ele foi jornalista, publicitário e pesquisador da cultura cearense, faleceu em abril deste ano vítima de Covid-19.

Serviço

28/08 (sábado), às 17h

[Primeira Versão Especial] “O dia em que vaiaram o Sol na Praça do Ferreira” – texto de Gilmar De Carvalho, direção de Andréia Pires.

Após a exibição do Primeira Versão Especial –  [Live] Conversa ao vivo com dramaturgos sobre a peça “O dia em que vaiaram o sol na Praça do Ferreira” de Gilmar de Carvalho, com Andréia Pires, Ricardo Guilherme e mediação de Magela Lima

Onde: no site www.cineteatrosaoluiz.com.br e no canal de YouTube do Cineteatro São Luiz https://www.youtube.com/c/CineteatroSãoLuizFortaleza