Mais 332 mil doses de vacinas contra Covid-19 chegam ao Ceará

26 de agosto de 2021 - 16:11 # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Tiago Stille - Fotos

Novos lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará nesta quinta-feira (26). Durante a manhã, o Estado recebeu 194.600 doses de imunizantes da CoronaVac/Butantan. À noite, serão mais 127.530 da Pfizer/BioNTech. Essas duas remessas serão destinadas à vacinação da população tanto para primeira dose (D1) quanto para segunda dose (D2). Totalizando 322.130 doses, os imunobiológicos ficarão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de onde são encaminhados aos municípios.

As remessas foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A distribuição será feita de forma proporcional aos municípios cearenses através de rotas aéreas e terrestres.

Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana detalhou a destinação das doses. “O Ceará recebe hoje mais dois lotes de vacinas contra a Covid, com 322.130 doses no total, entre CoronaVac e Pfizer. As duas vacinas serão utilizadas para D1 e D2, segundo o Ministério da Saúde. Nossa prioridade é vacinar todos os cearenses o mais rápido possível”, destacou o gestor.

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas desta quarta-feira (25), foram aplicadas 7,2 milhões de doses. Com isso, 5,03 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 2,08 milhão tomaram a D2, além dos quase 156 mil imunizados com dose única da Janssen.

Mais de 54% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e mais de 24% está com esquema vacinal concluído.

Vacinação de 12 a 17 anos

O governador falou ainda sobre o início da vacinação dos menores de idade, assim como da importância do cadastramento no site do Governo do Ceará. “Fortaleza e outros municípios já iniciaram a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos. Porém, o cadastro dessa faixa etária na Secretaria da Saúde ainda está abaixo do esperado no Ceará, com menos de 50%. É fundamental que todos estejam atentos ao cadastramento na Sesa, que pode ser feito pelo site https://digital.saude.ce.gov.br”, finalizou o governador do Ceará, Camilo Santana.