Nova sessão do Cineclube Âncora exibe e discute documentário “Casa”, de Letícia Simões

26 de agosto de 2021 - 13:28 # # # # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Fotos

O encontro virtual acontece nesta sexta-feira (27), às 18h, pelo Youtube da Escola. O filme, cujo roteiro começou a ser desenvolvido no Lab Cinema em 2015, poderá ser visto pelo público no Vimeo da Escola até 27 de agosto

“Letícia, a filha recém-separada, se culpa por ter se distanciado da mãe em dez anos longe de casa. Heliana, a mãe, está encarando uma séria crise depressiva que começou depois da decisão de colocar a sua mãe, Carmelita, num asilo de idosos. Na construção dos espaços de afeto entre essas mulheres, CASA questiona o que é sanidade, o que é memória, o que é o feminino, o que é a solidão, o que é família, o que é casa.”

Esta é a sinopse do filme ”CASA”, da diretora e roteirista baiana Letícia Simões. O longa-metragem documental será exibido e discutido na volta do Cineclube Âncora, projeto criado por alunos da Porto Iracema das Artes, em 2017. O debate com a cineasta será nesta sexta-feira (27), às 18h, com mediação de Kamilla Medeiros e Isaac Pipano, no Youtube da Escola. O filme está disponibilizado, gratuitamente, pelo Vimeo até a sexta (27).

O roteiro do filme começou a ser desenvolvido no Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes, em 2015, e é fruto de anos em que Letícia foi colecionando pequenas histórias e fragmentos de vida ligados à sua família. Apaixonada por Literatura e pelo tipo de escrita onde o cotidiano ‘’salta no trampolim e mergulha no fantástico’’, ela revela que obras como “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll, foram uma inspiração. “Quando criança, eu queria ser aquela menina, ser encontrada pelo coelho do Tempo, cair em um jardim de eternas bifurcações A ideia do mistério, do absurdo que não precisa ser encontrado em outra dimensão – porque está aqui, basta olhá-lo – sempre me fascinou”, complementa.

A ideia partiu, então, desses momentos de imaginação, de costurar as histórias dessas pessoas, tão íntimas mas ao mesmo tempo não, porque foram transformadas em personagens, através de um bordado cinematográfico. Atualmente, Letícia ministra o módulo ‘’Territórios Audiovisuais’’ do percurso de Audiovisual da Escola e, nesta edição do Cineclube Âncora, fecha uma espécie de ciclo formativo, retornando aonde tudo começou. O debate também integra a programação comemorativa dos 8 anos da Escola.

Âncora formativa

Espaço de discussão, reflexão e partilha de saberes, os cineclubes são uma tradição no campo do audiovisual e do cinema, de acordo com o coordenador do Curso Básico de Audiovisual, Isaac Pipano. “O cineclube tem um papel formador, muitas escolas de cinema e cursos universitários foram fundadas em torno da atividade cineclubista, dessa prática de assistir aos filmes e conversar sobre eles”, explica. “Não é um espaço de exibição como os cinemas tradicionais, comerciais, em que a gente compra o ingresso, assiste a sessão e vai embora, no cineclube vivemos uma experiência cultural e pedagógica coletiva”, ele completa.

Foi justamente para ser esse ambiente de aprofundamento e reflexão sobre o que estava sendo ministrado nas aulas dos percursos formativos da Porto Iracema que o Cineclube Âncora foi criado na Escola Porto Iracema, em 2017, por iniciativa dos alunos Arthur Gadelha e Kamilla Medeiros. Mesmo após concluído o Curso Básico de Audiovisual e até mesmo com a pandemia de covid-19, o projeto continuou promovendo encontros entre realizadores e interessados em curtas e longas-metragens, como a “Mostra Fabulações no Real”, realizada ao longo do segundo semestre de 2020 que disponibilizou e recebeu diversos cineastas brasileiros.

Nesta retomada, a ideia é dar oportunidade ao público e aos novos estudantes de conhecerem, na prática, o trabalho de quem está à frente dos módulos no percurso de Audiovisual, como é o caso de Letícia.

Sobre Letícia Simões

Letícia Simões nasceu em Salvador, em 1988. Formou-se em Comunicação na PUC-Rio e estudou Roteiro e Documentário na London Academy of Film, Media and TV e Artes Plásticas na London Art Academy. É Mestre em Cine-Ensaio pela Escuela de Cine y Televisión de San Antonio de Los Baños, em Cuba e Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. Como diretora e roteirista, assina os longas-metragens documentais “Bruta Aventura em Versos”, “Tudo vai ficar da cor que você quiser” e “O Chalé é uma Ilha Batida de Vento e Chuva”.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Nova sessão do Cineclube Âncora exibe e discute documentário “Casa”, de Letícia Simões
Quando: 27 de agosto, sexta-feira, às 18h
Onde: Canal do Youtube do Porto Iracema
Filme disponível no Vimeo da Escola a partir da segunda-feira, 23, até a sexta, 27 de agosto.
Programação online e gratuita