Ônibus Lilás leva serviços de acolhimento e roda de conversa às mulheres do Bom Jardim

26 de agosto de 2021 - 12:03 # # # #

Ascom SPS

A próxima parada do Ônibus Lilás da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) é no Bairro Bom Jardim. A unidade, que oferta atendimento às mulheres em situação de violência, vai estacionar na manhã desta sexta-feira (27), das 9h às 14h, ao lado do Centro do Empreendedor, na Avenida Oscar Araripe, 1030. Além do atendimento da assistente social e da psicóloga da unidade itinerante, o público vai participar de rodas de conversas, palestras e ações de saúde, como aferição de pressão, cadastramento na plataforma digital para covid 19 e vacinação contra H1N1. A ação integra o Agosto Lilás, que este ano celebra os 15 anos da Lei Maria da Penha.

Na ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Fortaleza através da Regional 5, estarão presentes a secretária-executiva de Política para as Mulheres da SPS, Denise Aguiar; a coordenadora de Políticas para Mulheres da SPS, Norma Zélia Andrade e o secretário da Regional 5, Moacir Soares. A Coordenadoria Especial de Políticas para LGBT também participa do evento.

“O nosso ônibus voltou à estrada neste mês de agosto, e só neste período, já realizou mais de 50 atendimentos nos municípios de Aracati e Maranguape”, ressalta Denise Aguiar, lembrando que a unidade já passou por diversos assentamentos, aldeias indígenas e comunidades rurais e quilombolas dos quatro cantos do Ceará. “Esta ação no Bom Jardim sinaliza o nosso compromisso em levar o acesso às políticas públicas e à rede de proteção para as mulheres em situação de violência. Queremos dizer a todas as cearenses que elas não estão sozinhas e que a vida de cada uma delas importa”, complementa a gestora.

“Desde 2006, o mês de agosto é um simbolismo da campanha Agosto Lilás. Parte de uma luta, uma defesa dos direitos da mulher. Um movimento que intensifica discussões e sensibiliza a sociedade em prol desses direitos. Esse ano, a Regional 5 estabeleceu uma parceria com a Secretaria da Proteção Social e vamos juntos oferecer um dia de palestras, atendimentos e sobretudo de conscientização do fim da violência” pontua Moacir Soares.

A coordenadora de Políticas para Mulheres da SPS, Norma Zélia Andrade, lembra que após passar pelo Bom Jardim, o Ônibus Lilás segue para Redenção, onde atenderá nas próximas segunda-feira (30) e terça-feira (31), na Praça Matriz da cidade. “É muito representativo para nós levar esta unidade móvel até as mulheres do Bom Jardim, que é também um território do Ceará Pacífico, e que vem se firmando como um espaço de resistência de muitas mães, mulheres empreendedoras que acreditam e se juntam ao Estado nesta batalha contra todas as formas de violência. Vamos dizer a elas que estamos todas juntas na luta pela equidade de gênero e pelo fim da violência doméstica”, conclui a coordenadora.

Balanço de Atendimentos

Neste mês de agosto, a Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas (Ônibus Lilás) voltou a circular e segue levando os serviços de acolhimento, prevenção e orientação às localidades mais distantes do Ceará, chegando aos locais onde há maior vulnerabilidade e também demandas pelos serviços da Rede de Proteção às Mulheres.
Dentre os serviços ofertados na unidade móvel estão atendimento da assistente social e da psicóloga; roda de conversa; acolhimento; encaminhamentos para órgãos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, tais como Delegacia de Defesa da Mulher, Centro de Referência da Mulher, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), dentre outros.

Prefeituras e entidades da sociedade civil que trabalham com a temática de gênero podem solicitar, por ofício, a ida da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher ao seu município.

Programação

Data: 27 de agosto (sexta-feira)

Horário: Das 9h às 14h
Local: Centro do Empreendedor (Avenida Oscar Araripe, 1030)
Roda de conversa com mulheres do Bom Jardim, ações de saúde e atendimento com psicóloga e assistente social dentro do Ônibus Lilás.